Professores de educação infantil de Torres aprimoram conhecimento

Publicado em 30 de outubro de 2018

No último sábado, 27 de outubro, cerca de 40 educadores da rede municipal de educação infantil de Torres participaram da IV Jornada Pedagógica da Educação Infantil na Unisinos. Nomes como Paulo Focchi, que foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC), Tânia Marques Marques e Josiane Pareja trouxeram reflexões para uma prática pedagógica que valoriza o protagonismo da criança.

Também as educadoras que integram o OBECI (Observatório da Cultura Infantil), coordenado por Focchi), compartilharam as experiências vividas nas escolas da Grande Porto Alegre a partir deste olhar que respeita a infância e permite que a criança descubra o mundo ao seu redor, criando as hipóteses e exercendo a sua curiosidade para construir o seu conhecimento.

A coordenadora da Educação Infantil de Torres, Eliana Rosa, acompanhou o grupo, destacando que o que move o fazer, a prática pedagógica no cotidiano da escola, do professor/professora da educação Infantil é a certeza de que o seu olhar preparado é indispensável para o processo da investigação dos saberes das crianças pequenas. Ela diz que “nossas convicções estão alicerçadas em sólidas pesquisas, reflexões e, principalmente, na forma em que cada criança estabelece suas relações com o mundo. Por isto nossa incansável luta diária, jornada de estudos e reflexões.”

A imersão do profissional no cotidiano, no processo de observação e acompanhamento das crianças, é um compromisso pedagógico e um dever para com elas. Eliana ressalta o apoio da secretária de Educação, Sílvia Teixeira, na busca por formações de qualidade e no apoio com transporte, como foi nesse caso, e reconhece a importância de todo comprometimento do corpo docente que vem construindo ao longo dos últimos anos uma rede educação infantil pública de qualidade em nosso município. “A infância merece todo os esforços para gerarmos uma sociedade mais equilibrada e feliz”, concluiu.


Ler comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Requer os campos marcados *


Rádio Maristela

Current track
TITLE
ARTIST

Background
WordPress HTML5 Audio Player Plugin
No ar agora

A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

19:00 20:00


No Ar Agora:
Desenvolvido por