AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Casa da Terra fica lotada na apresentação do Terminal Portuário Marítimo em Torres

Casa da Terra fica lotada na apresentação do Terminal Portuário Marítimo em Torres

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A comunidade de Torres e região lotou a Casa da Terra nessa segunda-feira à tardinha, dia 10 de dezembro, para tratar do Terminal Portuário Marítimo. Estavam presentes representantes de diferentes segmentos da sociedade. O projeto foi apresentado pelo engenheiro Fernando Carrion, ex-deputado federal e ex-prefeito de Passo Fundo, contando com o apoio político do senador eleito Luis Carlos Heinze, que no evento afirmou que no Senado vai defender esta bandeira. O prefeito Carlos Souza disse que Torres não pode perder a oportunidade de discutir a ideia, porém, que será a comunidade que decidirá o que deseja para a cidade.
Uma plateia interessada e atenta assistiu à palestra do engenheiro que começou com dados históricos sobre o sistema portuário internacional e em especial, no Brasil. Falou sobre os dez maiores portos no País, as dificuldades do setor, sobre a nova Lei dos Portos, aprovada pelo Congresso Nacional em 1993. Destacou que o Rio Grande do Sul, com um litoral de 620 km tem apenas um porto, na cidade de Rio Grande, e que Santa Catarina em seus 420 km de litoral tem cinco portos. Ressaltou que a iniciativa beneficiará todo o Estado.
De acordo com o projeto, a costa de Torres tem especificações que tornam viáveis e favorecem este tipo de projeto. Citou várias condições hidrográficas marítimas da costa. Salientou que o Terminal “não trará nenhum prejuízo às seis praias mais movimentadas, nem aos Parques da Guarita e da Itapeva”. Projetado para ser sustentável e integrado ao meio ambiente, o Terminal seguirá a tendência dos portos mais modernos do mundo. Lembrou que o de Rio Grande foi construído em 1915. A princípio, a localização seria ao Sul da Pedra da Itapeva, 24 km ao Sul do Farol de Torres. O Porto de Itapoá, em Santa Catarina, é o que mais se aproxima ao projeto apresentado.
Participaram do evento que movimentou a comunidade da região, várias autoridades, como prefeitos de Cambará, Schamberlaen José Silvestre; de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto; vice-prefeito de Osório, Eduardo Renda; o promotor público de Torres, Márcio Carvalho, empresário como Nasser Samhan, Eraclides Maggi, vários vereadores, entre outros. No final do evento, Luis Carlos Heinze reforçou que abraçou a ideia e que, no Senado, vai conduzir a questão. O prefeito Carlos Souza destacou a importância da discussão sobre o assunto, reforçando que a comunidade é quem elegerá o encaminhamento do processo.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing