Governo do RS decreta bandeira vermelha em todas as regiões e retorno das aulas presenciais

Com a publicação do Decreto 55.856, na terça-feira (27/04), em edição extra do Diário Oficial do Estado, todas as regiões do Rio Grande do Sul ingressaram na bandeira vermelha a partir das 00h desta quarta-feira. Após mais de dois meses na bandeira preta, o Governo Gaúcho decidiu mudar o modelo de Distanciamento Controlado, flexibilizando mais os protocolos e permitindo o retorno das aulas presenciais.

O novo decreto foi elaborado a partir da análise de resultados junto ao Comitê de Dados, Gabinete de Crise e Comitê Científico. Com as novas regras impostas no decreto, o modelo de Distanciamento Controlado se ajusta aos números atuais da pandemia da Covid-19 no Estado e permite a retomada das aulas presenciais.

Quanto ao sistema de cogestão, ou seja, em que os prefeitos podiam adotar protocolos de uma bandeira abaixo da definida para sua cidade (Ex: da vermelha para a laranja) fica suspenso até 10 de maio.

Com a nova classificação em bandeira vermelha as aulas presenciais ficam liberadas em todos os níveis. O retorno não será obrigatório e ficará a cargo dos pais e responsáveis. Os estudantes que continuarem optando pelo ensino remoto, deverão dar sequência às atividades estabelecidas pelas instituições de ensino.

Confira o Decreto 55.856 completo na íntegra: https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos//doe-2021-04-27.pdf

Central de Jornalismo – Rádio Maristela

Foto: Divulgação/Governo do RS