Os agentes da Polícia Civil da 1ª Delegacia de Polícia de Osório realizaram, na manhã desta sexta-feira (05/11), juntamente com médico veterinário do canil municipal, a fiscalização de diversos locais supostamente envolvidos com a prática do crime de maus tratos contra animais domésticos, em Osório.

Segundo o delegado João Henrique Gomes, responsável pelos expedientes da 1ª Delegacia de Osório, a partir da criação do cartório ‘Amigo dos Animais’ diligências fiscalizatórias e de inspeções estão sendo realizadas com maior frequência, visando inibir e reprimir a prática abusiva de maus tratos contra animais domésticos, em Osório.

A ação, que tem apoio de médico veterinário do canil local, teve êxito em fiscalizar seis locais, sendo que foram recolhidos quatro cães domésticos em nítida situação de maus tratos, bem como houve orientação e advertência aos demais tutores fiscalizados.

Ainda segundo o delegado Gomes, a Lei 9.605/98 regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, tendo penas que podem chegar a cinco anos de reclusão. Por fim, ressaltou que o apoio e as denúncias da comunidade são relevantes para o enfrentamento das infrações penais locais.


Fonte: PC