Torres está de aniversário. A cidade comemora 144 anos de emancipação política administrativa no dia 21 de maio, sábado. Para celebrar a data, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Esporte, organiza uma edição especial do Minha Prainha. Será lançado o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, atividades educacionais pela Secretaria de Educação, visitas, ao Museu Histórico e Chalé do Surf e ainda, para encerrar a programação do dia 21, numa promoção da Secretaria de Turismo será realizado a segunda edição do Guarita Eco Festival.

A festividade do aniversário do município retorna agora, após dois anos devido o período de pandemia, assim como foi com o Festival Internacional de Balonismo. Neste processo de ressocialização na cidade, retomando com as atividades sociais. oferecendo opções variadas de atividades indicadas para toda família.

No sábado, dia 21, a Praça Borges de Medeiros estará cheia de atividades simultaneamente, a partir das 9h. O evento incluiu atividades culturais, esportivas, de lazer e de entretenimento. Um dos destaques da comemoração é o “Parabéns para você”, às 14h. Outro destaque do dia 21, é o jogo de abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, no Estádio Evaldo Santos, na Vila São João. Às 15h15min ocorre a disputa entre São João x Guarani. Vá para o aniversário, leve cadeira se desejar, chame os familiares, amigos, traga o chimarrão, animal de estimação, enfim, compareça!

A Secretaria Municipal de Educação também realiza uma programação em homenagem ao aniversário da cidade. Dias 19 e 20 de maio, quinta e sexta, às 9h e 14h30min, no Centro de Eventos da Ulbra, “Era uma vez em Torres” com Léia Cassol. Do dia 23 ao dia 25 de maio, durante a manhãs e a tarde, o mesmo evento será apresentado nas escolas municipais. no dia 25 de maio, às 9h, no Ginásio de Esportes da EMF Pro. Manoel Ferreira Porto acontece a abertura do JET- Jogos Escolares de Torres e ainda no dia 28 de maio, das 9h às 17h, será realizado o “Dia D Brincar” na Praça Borges de Medeiros.

Ainda em comemoração aos 144 anos de Torres, a Prefeitura promove visitas ao Chalé do Surf, Museu Histórico e ao Cemitério Municipal. A grande inovação este ano é que será promovida uma visitação guiada ao Cemitério do Campo Bonito. O ponto de encontro será no portão principal do Cemitério, às 9h. Nesta visita o enfoque principal é o de abordar a importância do Cemitério como Patrimônio Histórico e Cultural para o município de Torres.

O Museu Histórico de Torres fica na Rua Júlio de Castilhos, Museu Histórico de Torres: terça a domingo das 14h às 18h. No próximo dia 16 de maio, será aberta exposição temporária alusiva ao aniversário de 144 anos da cidade: “Minha cidade, nossas memórias”. A atividade vai até o dia 31 de julho.

O Chalé Memorial do Surf, localizado na Praça Zeca Scheffer, 205, na Praia dos Molhes fica aberto sábados e domingos, das 10h às 17h. Entre os dias 28 e 29 de maio, ocorre, além da exposição de longa duração, encontro para exibição de vídeos relacionados a história do surf com a presença de atletas locais para contarem suas histórias no esporte.

Confira a programação completa dos 144 anos de Torres no Minha Prainha Especial de Aniversário:

A partir das 9h:
– CRAS em Movimento
– Feira da Agricultura Familiar
– Feira do Artesanato Local – Casa da Terra e do Artesanato
– Atividade Recreativa com a Van do Esporte
– Exposição Raízes de Torres – Turismo Rural
– Exposição do CAPS Torres – Bolsas e Artesanato
– Atividade SCFV – Brinquedos, Pula-Pula, Pinta a Cara, entre outros.

10h – Apresentação de Fit Dance e Hip Hop com Leonardo Gonçalves

14h – Parabéns aos 144 anos da Emancipação de Torres

15h30 – Abertura Oficial do Campeonato Municipal de Campo na Vila São João, com SÃO JOÃO X SÃO BRAZ

16h30 – Concurso da Mais Bela Torta alusiva aos 144 anos de Torres

17h30 – Recital de Poemas com Nilton Teixeira alusivo aos 144 anos

19h – Guarita Eco Festival

Fonte: ASCOM PMT