AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Justiça anula nomeação de procurador municipal por nepotismo em Passo de Torres

Justiça anula nomeação de procurador municipal por nepotismo em Passo de Torres

por Paula Borges
A+A-
Reset

O juiz Renato Della Giustina, titular da comarca de Santa Rosa do Sul, declarou nula portaria que nomeou o filho do vice-prefeito de Passo de Torres, no sul do Estado, ao cargo comissionado de procurador-geral daquele município. Segundo a ação civil pública proposta pelo Ministério Público, a nomeação do advogado ocorreu em janeiro de 2017. Em março daquele mesmo ano, uma antecipação de tutela já havia sido deferida pelo juízo para determinar o imediato afastamento do procurador, sob pena de multa diária e pessoal ao chefe do Poder Executivo municipal. O ente público requerido, irresignado com a decisão liminar, manejou recurso de agravo de instrumento, o qual foi negado pela Corte catarinense.

A sentença elucida que o nepotismo direto ocorre quando o agente público nomeia seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, a cargo público ou função remunerada. No entanto, como no caso em questão, “não se ignora a existência do chamado nepotismo indireto, cruzado ou por reciprocidade, o qual ocorre quando duas autoridades que possuem legitimidade para nomear combinam para que uma nomeie o parente da outra”.

Segundo a decisão, mesmo que o requerido “seja filho do vice-prefeito e, portanto, não possua relação de parentesco com a autoridade nomeante (prefeito), é evidente que sua nomeação ao cargo de procurador-geral do município não decorre somente de seus atributos técnicos, mas também da vinculação político-partidária existente entre o prefeito e seu vice, o que, como dito, revela evidente nepotismo cruzado, vedado no ordenamento jurídico e que justifica, por si só, a anulação do ato de nomeação, nos termos pretendidos na inicial”. Assim, a sentença declarou nula a portaria referente à nomeação e confirmou a liminar concedida. Cabe recurso da decisão ao TJSC (ACP n. 0900037-81.2017.8.24.0189)​.

Fonte: TJSC

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing