A Diocese de Osório, por meio da Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais, realizará no dia 26 de novembro, terça-feira, às 19h, um encontro de apresentação do tema e lema da Campanha da Fraternidade 2025. O evento ocorrerá no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro de Osório, e é aberto a todas as lideranças das pastorais, movimentos eclesiais e serviços da Diocese, assim como a todos os fiéis e interessados na temática.
O tema escolhido para a CF 2025 é “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema extraído do livro de Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A campanha deste ano visa provocar uma profunda reflexão e conversão integral, especialmente em tempos de crise socioambiental, ao mesmo tempo que convida os cristãos a escutarem o “grito dos pobres e da Terra”. O evento em Osório, além de apresentar o tema, trará os objetivos específicos da Campanha, os quais serão trabalhados ao longo de todo o ano de 2025.
Objetivos da Campanha da Fraternidade 2025
A CF 2025 busca incentivar uma mudança de mentalidade e de atitudes diante da crise ambiental global e seus impactos sociais. Dentre os objetivos, destacam-se:
– Fortalecer as ações iniciadas pela Encíclica Laudato Si’ (2015) e pelo Sínodo da Amazônia, ampliando os esforços para a conversão ecológica.
– Denunciar os danos causados pelo modelo de vida atual, que gera uma grave crise socioambiental e afeta tanto o planeta quanto os mais pobres.
– Refletir sobre as causas da crise climática global, destacando a urgência de uma transformação profunda nos nossos modos de vida e alertando sobre as “falsas soluções” que ignoram a verdadeira necessidade de mudança.
– Valorizar o Evangelho da Criação, com base no ensinamento de Laudato Si’, especialmente o conceito da aliança universal entre todas as criaturas, e a importância da relação harmônica entre a humanidade e o meio ambiente.
-Aprofundar a Doutrina Social da Igreja e comprometer-se com a conversão integral, que implica a superação do pecado e suas manifestações nas dimensões social, ambiental e espiritual.
– Propor a Ecologia Integral como elemento central de conversão, aplicando-a não só nas dimensões litúrgica e catequética, mas também na ação transformadora da sociedade.
– Articular ações com movimentos socioambientais, outras religiões, e a sociedade civil, no intuito de promover a justiça socioambiental.
– Apoiar vítimas de catástrofes naturais e aqueles que sofrem com os danos causados por crimes ambientais, buscando reparação e justiça.
– Celebrar os 10 anos da Laudato Si’, acolhendo sua continuidade com a encíclica Laudate Deum e avançando nas temáticas socioambientais abordadas em campanhas anteriores.
– A apresentação do tema da CF 2025 será um momento de sensibilização e convite à reflexão para todos os presentes, que poderão compreender de forma mais profunda os objetivos da campanha e como podem se envolver na luta pela preservação do meio ambiente e pela justiça social.
– A participação de toda a comunidade é fundamental para que a Diocese de Osório possa dar início a esse importante processo de conversão e transformação, no caminho da Ecologia Integral e da fraternidade.
Fonte: Diocese de Osório
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.