No próximo dia 16 de janeiro, quinta-feira, a Diocese de Osório comemorará 25 anos desde a instalação oficial, um marco histórico que será celebrado com uma missa presidida pelo bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl. A celebração acontecerá na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório, às 19h.
Esta comemoração marca não apenas a instalação da Diocese, mas também encerra as festividades do Ano Jubilar iniciado em 10 de novembro de 2023, marcando a data da criação da Diocese em 10 de novembro de 1999 pela Bula Apostolicum Supremi do Papa João Paulo II, um momento em que nova Diocese de Osório é criada a partir da Arquidiocese de Porto Alegre e da Diocese de Caxias do Sul, também a sua instalação, o início de sua operação enquanto Igreja Particular.
Dom Jaime seguido pela Coordenação Diocesana de Pastoral, sob a coordenação de Pe. Luciano Motti, convida os fiéis das comunidades paroquiais, grupos de pastorais, movimentos e serviços, além do clero, religiosos/as e seminaristas a participarem.
A INSTALAÇÃO
Em 16 de janeiro de 2000, dom Thadeu Gomes Canellas foi empossado como primeiro bispo da Diocese de Osório, e desde então, a comunidade tem crescido em fé e serviço. O atual bispo, dom Jaime Pedro Kohl, foi nomeado pelo Papa Bento XVI em 15 de novembro de 2006, tomando posse em 11 de março de 2007. Hoje, ele é o segundo e atual bispo da Diocese.
A Diocese de Osório é composta por 23 paróquias, agrupadas em seis Áreas Pastorais, e abrange 21 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, fazendo limites com importantes dioceses e a bela costa do Oceano Atlântico.
JANTAR COMEMORATIVO
Após a Celebração Eucarística, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório, haverá jantar comemorativo por adesão. O ingresso custará R$ 20,00. A compra dos ingressos é somente antecipada e são limitados, disponíveis via WhatsApp 5198410-2498 (Cúria).
INDULGÊNCIAS
Além disso, como parte das celebrações jubilares, dom Jaime emitiu um decreto em 1º de janeiro de 2024, que tem o encerramento de sua validade em 16 de janeiro de 2025, concedendo a possibilidade de indulgências ao povo de Deus. Este decreto oferece a oportunidade de usufruir desses benefícios espirituais em locais específicos, conforme detalhado no decreto oficial, podendo ser acessado AQUI.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.