A 39ª edição da Cavalgada do Mar teve início na manhã da última sexta-feira (21), partindo de Palmares do Sul, reunindo cavaleiros e amazonas de diversas regiões do Rio Grande do Sul para atravessar parte do Litoral Norte gaúcho. O evento, que promove o tradicionalismo e a cultura do estado, partiu da praia de Cidreira e seguirá até Torres, encerrando o trajeto no dia 28 de fevereiro, sexta-feira. O encontro anual também atrai participação de cavalarianos de países vizinhos, como o Uruguai.
Mais do que uma simples travessia, a Cavalgada do Mar representa a conexão entre o homem, o cavalo e a paisagem natural, destacando-se como uma manifestação cultural reconhecida por lei. Desde 1984, o evento vem fortalecendo a identidade gaúcha e impulsionando a economia local, ao atrair visitantes e movimentar diversos setores. A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, em novembro de 2024, o Projeto de Lei 592/23, que declara a Cavalgada do Mar como de relevante interesse artístico e cultural para o Rio Grande do Sul.
Ao longo do percurso, os participantes farão paradas estratégicas para descanso e atividades culturais. A primeira noite foi em Tramandaí, no Centro Municipal de Eventos. Na segunda-feira (24), a jornada segue até Imbé, onde os cavaleiros ficarão no Parque Municipal de Eventos até a manhã de quarta-feira (26). De lá, a cavalgada prossegue para Capão da Canoa, onde a recepção será marcada por apresentações das invernadas artísticas do CTG João Sobrinho. A noite será animada por um baile gratuito, realizado em parceria com a prefeitura.
Na quinta-feira (27), o grupo chega a Arroio do Sal, onde o acampamento será montado no CTG Rincão da Estância. A última etapa da cavalgada ocorre na sexta-feira (28), quando os tradicionalistas percorrem o trajeto final até o Parque Odilo Weber Rodrigues, o conhecido Parque do Balonismo, em Torres, encerrando mais uma edição dessa celebração do tradicionalismo gaúcho.
Em 2024, o evento mobilizou 3,5 mil pessoas, no trecho entre Torres e Palmares do Sul.
Foto: Pedro Piegas
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.