A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC apresentará no dia 6 de março, em Praia Grande, no Extremo-Sul do Estado, o projeto de candidatura dos Caminhos dos Cânions do Sul como geoparque da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento ocorrerá a partir das 8h30, no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag).
Geoparques são áreas geográficas únicas e contínuas onde é promovida uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada principalmente na conservação e na promoção educativa e turística do patrimônio geológico. Existem 127 geoparques da Unesco em 35 países, a maioria na Europa e Ásia.
Na América Latina são apenas três: no México, no Uruguai e no Nordeste Brasileiro, o Geopark Araripe. A área aspirante a geoparque dos cânions é de 2.830 quilômetros quadrados com mais de 73 mil habitantes de sete municípios catarinenses e gaúchos: Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul, Mampituba e Torres no Rio Grande do Sul.
 
Fonte: W3 Revista