AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Abertas as inscrições do Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã

Abertas as inscrições do Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Pela catequese a Igreja transmite e promove o amadurecimento da fé. Como os tempos e as pessoas mudaram, a catequese passa por grandes mudanças e se torna Iniciação à Vida Cristã (IVC).
Seminário Diocesano da IVC, com o tema “Desafios e perspectivas da catequese hoje”, acontecerá no dia 5 de maio no Centro Universitário UNICNEC, no Auditório Romildo Bolzan, 5º andar, entrada pela Av. Jorge Dariva, 1042, Centro – Osório/RS.
Segundo o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, o Seminário contará com duas importantes conferências: “Renovação da comunidade a partir da IVC”, com o padre Humberto R. Carvalho, e “Catequese e liturgia: duas faces do Mistério”, com Altierez Sebastião dos Santos, e diversas oficinas.
A inscrição habilita a participação de todo o Seminário, das grandes Conferências que ocorrerão pela manhã e das oficinas da tarde. Cada participante deve indicar duas oficinas para participar (1ª e 2ª opção); os grupos das oficinas serão formados de acordo com a ordem de inscrição e divulgados na semana do Seminário.
Cada participante deve contribuir com R$ 5,00, entregando através da coordenação paroquial da Iniciação à Vida Cristã – IVC ou no dia do evento.
A alimentação se dará por meio de lanches que os participantes poderão levar para serem partilhados, como também estará disponível a lanchonete da Unicnec.
Numa inédita parceria entre a Editora Paulus e a Diocese de Osório, o Seminário quer celebrar o ministério dos catequistas e oferecer um momento de aprofundamento para todos que atuam na catequese.
 

O Seminário da Catequese está com as inscrições abertas no site da Diocese de Osório e podem ser acessadas AQUI, com prazo de encerramento no dia 20 de abril de 2018.

 
Informações gerais:
Público alvo: Catequistas (batismo, eucaristia, crisma, adultos), agentes da Liturgia, coordenação do Conselho Pastoral Paroquial – CPP.
Programa:
8h – Abertura
8h45min – 1ª Conferência: Renovação da comunidade a partir da IVC – Pe. Humberto Robson de Carvalho
10h20min – 2ª Conferência: Catequese e Liturgia, duas faces do mistério – Altierez Sebastião dos Santos
11h30min – Apresentações culturais e almoço (partilhado)
13h30min – Oficinas
15h15min – Celebração Eucarística
16h30min – Encerramento
O que levar? Material para anotações, Bíblia e lanche para partilha no almoço.
 
Descrição das oficinas:
OFICINA 1: Catequese e ministério leigo – Pe. Humberto Robson de Carvalho
A identidade do leigo na Igreja e seu protagonismo na evangelização. A catequese é ministério leigo. A atuação do catequista e a transformação da comunidade. O Ano do Laicato.
(Apenas 1 turma – 30 vagas)
OFICINA 2: Ano litúrgico e Catequese – Pe. Gilberto Fraga
Um casamento necessário: catequese e liturgia. Uma relação que exige aprofundamento. O ano litúrgico como roteiro e conteúdo para a catequese em todas as etapas.
(2 turmas – 30 vagas cada)
OFICINA 3: Catequese e redes sociais – Altierez Sebastião dos Santos
Um grande desafio para os nossos dias é o uso e aproveitamento das tecnologias e das redes sociais na evangelização. Como se dá este fenômeno na catequese?
(Apenas 1 turma – 30 vagas)
OFICINA 4: Leitura orante da Bíblia – Gervázio Toffoli
Não há catequese e vida cristã madura sem a Palavra de Deus. E a Leitura orante é forma privilegiada de aproximação à Palavra; estudo e oração se realizam juntos. A leitura orante e os encontros de catequese.
(2 turmas – 30 vagas cada)
OFICINA 5: A Inscrição da catequese como festa da comunidade – Ir. Rejane Carvalho
O início de uma etapa na catequese deve ser vivido e celebrado. A inscrição para além da formalidade. Ritualizando a inscrição.
(2 turmas – 30 vagas cada)
OFICINA 6: Palavra de Deus e catequese: entrega da Bíblia – Ir. Josete Rech
As entregas ao longo do processo de catequese sinalizam a iniciação à vida de fé. Entrega da Palavra, sentido e ritualidade.
(2 turmas – 30 vagas cada)
OFICINA 7: Mistagogia do espaço na catequese – Arquiteto Alencar Massulo
A catequese é ação importantíssima da evangelização; exige um espaço adequado. Como o espaço da catequese promove a iniciação à fé?
(2 turmas – 30 vagas cada)
OFICINA 8: Celebrar a reconciliação – Pe. Ricardo Jacoby
O sacramento da reconciliação é marca do processo de catequese. Como prepará-lo? Como vivenciá-lo em celebração?
(2 turmas – 30 vagas cada)
OFICINA 9: Espiritualidade do catequista – Seminarista Ederson de Oliveira
A catequese é ação evangelizadora. Seus ministros precisam estar movidos pela fé autêntica e pelo Espírito Santo. Vivência da espiritualidade e ministério da catequese.
(2 turmas – 30 vagas cada)
OFICINA 10: Catequese, caminho para discernimento vocacional – Pe. Ildomar Danelon
O discernimento vocacional encontra na catequese tempo e espaço especial para se realizar. Como a animação vocacional se relaciona com a catequese? Como o encontro de catequese promove o discernimento vocacional?
(2 turmas – 30 vagas cada)

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing