A partir de agora, a região do Extremo Sul Catarinense é referência quando o assunto é meteorologia. Além do Radar Meteorológico, na tarde de ontem, quarta-feira, 28, foi inaugurado em Araranguá o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd).
O centro integrado visa, dentro de um projeto em parceria com Estado, atender a Defesa Civil de forma regional, com equipamentos que permitem videoconferências com o Cigerd de Florianópolis. A abrangência do Centro será de 15 municípios do Extremo Sul de Santa Catarina, além de outros 20 pontos espalhados por Santa Catarina. Fazem parte do projeto a criação de planos de contingência, planos de ação emergencial, planos de evacuação, alerta e alarme, planos de ação coordenadas e os próprios planos diretores.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, “Não só em eventos de ordem meteorológica, mas a atuação do Cigerd será feita em qualquer situação que exponha a população a riscos, como por exemplo uma epidemia do Aedes Aegypti.
Araranguá inaugura Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres
151