AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Bispo de Osório convida imprensa do Litoral Norte para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Bispo de Osório convida imprensa do Litoral Norte para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

O Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2018 tem como tema “A verdade vos tornará livres. Notícias falsas e jornalismo de paz”. A mensagem do Papa Francisco para este dia é tradicionalmente publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, em 24 de janeiro, e o Dia é celebrado no domingo antes de Pentecostes.
Nesta ocasião, será em 13 de maio de 2018, também dia da Solenidade da Ascensão do Senhor. No 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Santa Sé quer tratar das “notícias falsas” ou “fake news”, ou seja, “informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões”.
 

 
“No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja Católica quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas”, afirma a Secretaria para a Comunicação do Vaticano.

No Rio Grande do Sul, o bispo referencial para a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB, dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, incentiva as dioceses e arquidioceses a promoverem ações alusivas a essa data. Confira no vídeo:

 
Diocese de Osório
O Conselho Diocesano da Pastoral da Comunicação composto pelos coordenadores da Pascom paroquiais juntamente com o referencial para a Pascom, Pe. Leonir Alves, e em consonância com o bispo dom Jaime Pedro Kohl, irá realizar três momentos significativos com encontro entre profissionais dos veículos de comunicação do Litoral Norte com o bispo Diocesano.
Os encontros do bispo com a imprensa e também com os agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de Osório ocorrerão no dia 8 de maio, às 8h30min, em Torres, com um coffee break, no Centro de Pastoral para os comunicadores de rádios, jornais, revistas, portais, assessorias de imprensa, agentes da Pascom, entre outros, dos municípios de Três Cachoeiras, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Mampituba, Vila São João, Três Forquilhas e Itati.
Em Xangri-Lá está sendo preparado para o final da tarde um happy hour, também no dia 8 de maio, às 18h30min, no salão paroquial e contará com a presença de comunicadores de Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé e Terra de Areia.
Para a região de Osório, também será realizado um happy hour, no dia 9 de maio, às 18h30min, na Cúria Diocesana e terá a presença de comunicadores de Santo Antônio da Patrulha, Caráa, Maquiné, Palmares do Sul, Cidreira e Balneário Pinhal.
De acordo com dom Jaime Pedro, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Osório promove uma conversa sobre o tema com o objetivo de partilhar e refletir juntos essa questão de tão relevante interesse, com os vários meios de comunicação social presentes no nosso território diocesano.
“Será um diálogo simples e franco entre profissionais da comunicação, responsáveis dos meios de comunicação, agentes da Pascom atuantes em nossas paróquias e pessoas interessadas no assunto. O ponto de partida é a mensagem do papa Francisco, que traz como tema: ‘A verdade vos tornará livres’.”, explica o bispo acrescentando que “sem maiores pretensões como o próprio papa diz: ‘gostaríamos contribuir no esforço comum de prevenir a difusão das notícias falsas e redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade’.”
Além dos encontros do bispo com a imprensa do território diocesano, a Pastoral da Comunicação Diocesana produziu um flyer com a oração de São Francisco de Assis, adaptada pelo papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será distribuída aos fiéis em todas as missas realizadas nas paróquias da Diocese no dia 13 de maio de 2018.
 
Confirme sua presença
Se você atua em veículo de comunicação, assessoria de imprensa, Pastoral da Comunicação ou tem interesse pelo tema, confirme sua presença junto à Cúria Diocesana, pelo telefone 51-3601-1443 ou pelo email [email protected]até o dia 7 de maio, informando em qual cidade irá participar.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing