AO VIVO
AO VIVO
Home CULTURA Festa Nacional da Cavalaria reúne 15 mil pessoas em Tramandaí

Festa Nacional da Cavalaria reúne 15 mil pessoas em Tramandaí

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset


Com a participação de 507 militares, 154 cavalos, 45 viaturas (jipes, blindados e mecanizados) e três helicópteros, a Festa Nacional da Cavalaria 2018 reuniu no sábado cerca de 15 mil pessoas no Parque Marechal Manoel Luis Osório, em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A solenidade comemorou o dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento do patrono, o Marechal Osorio, em 10 de maio de 1808. A cerimônia militar contou com a presença do general de Exército Geraldo Antônio Miotto, Comandante Militar do Sul (CMS), do general de Exército Edson Leal Pujol, ex-comandante do CMS, e atualmente chefe do Departamento de Tecnologia do Exército, em Brasília, de representantes da Brigada Militar e autoridades civis.
O público vibrou com a realização da encenação que mostrou os principais momentos da vida do patrono da Arma da Cavalaria, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais aguardados pelos vistantes foi a tradicional “Carga de Cavalaria”, quando, em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzam a galope o cenário da apresentação.
O evento foi organizado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda/Regimento Osorio, de Porto Alegre, a mais antiga unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio. Outro momento marcante da cerimônia foi a apresentação de três helicópteros – um Jaguar e dois esquilos – do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º Bavex) de Taubaté, São Paulo.

Na frente da casa onde o marechal Osorio nasceu, na Fazenda Conceição do Arroio, localizada dentro do parque, logo após o término da apresentação militar que durou mais de duas horas, o público pode conhecer os três helicópteros do 1ª Bavex de Taubaté que realizaram sobrevoos durante a solenidade.

Colégio Militar marcou presença 
A cerimônia contou com a presença de militares do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG) e do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, ambos de Porto Alegre, e de uma seção de carros de combate Leopard do 1º Regimento de Carros de Combate, de Santa Maria.
Também se apresentaram no Parque de Osorio duas viaturas M-113 do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Cruz do Sul e dois grupos de combate do 9º Regimento de Cavalaria Blindado de São Gabriel. O desfile teve a participação de um grupamento de alunos do Colégio Militar de Porto Alegre e de Curitiba (PR). A cerimônia contou ainda com os regimentos de cavalaria de guarda de Brasília e do Rio de Janeiro.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing