AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Mampituba se prepara para 10ª Festa Municipal da Banana

Mampituba se prepara para 10ª Festa Municipal da Banana

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Realizada na comunidade de Rio de Dentro desde o ano de 1980 a Festa da Banana se consolida como um dois maiores eventos do Município de Mampituba, principalmente a partir de 2009, quando a festa passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mampituba. Em 2018 será realizada a décima edição a nível municipal da Festa da Banana nos dias 15, 16 e 17 de junho e promete repetir o sucesso das últimas edições reunindo um grande número de visitantes para prestigiar sua rica e variada programação.
O evento terá início na sexta feira dia 15, quando acontecerá o ”1º Simpósio da Banana Orgânica e Juventude Rural”, um evento organizado em conjunto pela Secretaria Municipal da Agricultura, EMATER-Ascar e MPA, tendo como objetivos principais:  Sensibilizar agricultores(as) para a transição para agricultura de base ecológica; Assegurar a segurança e soberania alimentar das famílias em transição e da produção orgânica; e também Organizar um grupo para a produção da juventude rural. O Simpósio tem início as 08:30 e segue até as 16 horas.
A programação de sexta segue com o tradicional Baile Regional da Terceira  Idade que será animado pelo Grupo Canção e reunirá vários grupos da Melhor Idade da região.  A noite de sexta segue com outro evento já consolidado da Festa da Banana que é o Show da Viola, atração com início previsto para as 20 horas e que reúne  violeiros, gaiteiros e cantadores de toda a região do Litoral Norte Gaúcho e Extremo Sul Catarinense.  Após o show da Viola acontecerá grande baile animado pelo Grupo Ginetes do Brasil. A entrada do baile é de 01 kg de alimento não perecível.
No sábado as 08 horas deverá acontecer a abertura dos estandes e as 08:15 será servido um Café Colonial aos  presentes. As oito e meia terá início a décima edição do Torneio da Amizade no Campo do Esporte Clube São Manoel, reunindo equipes convidadas da categoria veteranos.  As nove horas Prefeitos do Litoral Norte se encontrarão em mais uma reunião ordinária da Amlinorte, que contará também com representantes do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Canyons do Sul que abordará vários temas voltados para o Projeto Geoparque que em breve deverá ter sua criação ser aprovada pela Unesco. Fechando a programação da manhã de sábado está prevista para as 10:30 hs a Abertura Oficial da 10ª Festa Municipal da Banana que todos os anos reúne um grande número de lideranças locais e de autoridades políticas como vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, além de Secretários Estaduais e representantes de órgão como a União dos Vereadores do Rio Grande do sul e Ministério Público entre outros.
Ao meio dia será servido um almoço colonial onde a venda antecipada dos ingressos será iniciada já na próximas semanas. Após o almoço, alunos das escolas das redes municipal e estadual de Mampituba realizarão diversas apresentações artísticas aos presentes. Na noite de sábado será servido um jantar com galeto, carne de porco & saladas em substituição a tradicional galinha assada com rosca, e para fechar a noite um grande baile com as Bandas ”Toque do Tchê” e ”Léo Monteiro & BDV”.
Abrindo a programação de domingo acontecerá o 1º Pedal da Festa da Banana que deverá reunir um ciclistas de várias regiões dos estados do RS e SC que participarão do evento que será dividido em três trajetos, curto, médio e longo e que terá largada e chegada junto a Praça Central de Rio de Dentro. Na próxima semana a organização do Pedal divulgará os trajetos e também os meios de realizar as inscrição para a atividade.
As 10 horas acontecerá a programação religiosa em honra ao Padroeiro da Comunidade São Manoel que será presidida pela primeira vez pelo Padre Ildomar Danelon da Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus que envolve os municípios de Mampituba e Morrinhos do Sul. Após a missa terá início a tradicional procissão de carros de bois, tobatas e tratores, uma das principais marcas da Festa da Banana e que acontece ininterruptamente desde a primeira edição da festa em 1980. Após a procissão será servido o tradicional almoço com churrasco, saladas e bebidas em geral e as 13:30 serão escolhidos os festeiros para a festa de 2019. Fechando a programação da 10ª Festa da Banana o Grupo Chacoalho de Vanera animará o Baile de Encerramento a partir das 15 horas.
Organizada pela comunidade de Rio de Dentro em conjunto com a Prefeitura de Mampituba, a Festa da Banana conta com o apoio e a participação de diversas entidades como a Câmara de Vereadores, a EMATER-Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Mampituba,  a Brigada Militar e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).  A Festa que entre seus patrocinadores conta com o apoio do BANRISUL  deverá contar com um  público superior a seis mil pessoas durante os três dias do evento.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing