AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Entenda a importância do segundo acesso ao Parque Estadual da Guarita

Entenda a importância do segundo acesso ao Parque Estadual da Guarita

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Em breve, devem iniciar as obras do pórtico do Parque Estadual da Guarita, atendendo uma antiga necessidade do local. A obra que está licenciada e licitada, vai durar cerca de três meses e para o Parque não ficar fechado durante as obras do pórtico, um segundo acesso precisa ser construído. A criação do novo acesso vai começar nos próximos dias, pois deve estar concluído antes da construção do pórtico. A partir da conclusão do novo pórtico, a entrada do Parque da Guarita continuará pela Avenida Caxias do Sul e a saída vai se dar pela nova via. O propósito das obras é de oferecer maior fluidez ao Parque e evitar congestionamentos no acesso.
Benefícios do segundo acesso / nova saída da Guarita
A iniciativa atenderá várias demandas da população, trazendo muitos benefícios. O principal deles é desafogar o trânsito da Avenida Caxias do Sul, devido ao grande fluxo de ônibus, dindinho, carros e van, com a entrada e saída no mesmo local, e ainda trará maior fluidez para o trânsito no Parque, principalmente em caso de algum sinistro. Tudo isto sem provocar danos ao meio ambiente.
A obra
O segundo acesso ao Parque da Guarita será construído no final da área do estacionamento, num espaço onde já tem um uso informal da população e que praticamente não provocará impacto ambiental. A obra já está devidamente licenciada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e autorizada pelo Governo do Estado. A entrada / saída será na Rua Alfiero Zanardi, próximo à Rua Recife, em uma via sinuosa com cerca de 100 metros. A via será construída de forma sinuosa para respeitar o ambiente local. As poucas árvores que precisarem de remoção, vão ser transplantadas no Parque.
Serão pavimentados cerca de 600 metros quadrados incluindo pista de rolamento, meio-fio e área de passeio. Pedras de PAVS de dez centímetros vão ser empregadas na pavimentação. O segundo acesso foi planejado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Cidadã e será construído pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Vários laudos técnicos foram elaborados para a concretização destas obras, como o estudo geológico, agronômico, entre outros. Com estas iniciativas, o Parque Estadual do Guarita, um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Sul e coração de Torres, ficará melhor. Com o novo pórtico, o Parque terá uma bilheteria eletrônica que repercutirá numa maior infraestrutura para o local. Com recursos, o espaço deverá ser revitalizado. A Prefeitura já tem projeto pronto para recuperar a ciclovia do Parque, incluindo a implantação de luminárias ao seu redor.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing