Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
É por isso que cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se a vocação dos padres e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.
Cada comunidade uma nova vocação
Uma campanha pelas vocações que se espalha pelo Brasil inteiro como uma ação evangelizadora fundamentada na temática principal “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”. O projeto é uma iniciativa de alguns regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi apresentado em abril deste ano ao episcopado brasileiro durante a 56ª Assembleia Geral da entidade.
A proposta é que cada comunidade coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja. Desenvolvida a partir de dois eixos, o bispo de Paravaí, dom Mário Spaki explica que a ação é colocada em prática quando as comunidades rezam pelas vocações antes de todas as celebrações, reuniões e encontros e quando publicam testemunhos de quem vive com alegria sua vocação.
Oração e Comunicação
Todas as paróquias, comunidades e pastorais, movimentos e grupos são convidados a duas ações: oração e comunicação. Em todos os encontros, reuniões e celebrações deve-se começar ou terminar com uma dezena do rosário pelas vocações. O Papa Francisco disse que o primeiro método para se obter vocações é a oração. Além das orações, a divulgação dos testemunhos vocacionais por meio dos meios de comunicação, a fim de mostrar quantas realidades positivas há como famílias, a dedicação de leigos e leigas, padres, consagrados e consagradas.
Como realizar a ação
Suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações: esse é o objetivo geral da Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação. Na prática:
– Rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial;
– Desafiar as comunidades a despertar um de seus membros para uma vocação de consagração;
– Dar sustentação espiritual aos que responderam ao chamado de Deus;
– Publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais;
– Viver a experiência da unidade eclesial na promoção vocacional.
Na Diocese de Osório inúmeras iniciativas são incentivadas e articuladas pela equipe de Animação Vocacional, no âmbito diocesano e paroquial, assim como um vídeo destacando a vocação celebrada, a cada semana, será produzido com a participação de lideranças de várias regiões da Diocese.
Confira o primeiro da série especial “Mês Vocacional”, nesta primeira semana de agosto celebrando a vocação dos padres e ministros ordenados:
Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre e A12