Com uma média de mais de 200 cirurgias e, aproximadamente, mil atendimentos por mês, o Hospital Santo Antônio, de Timbé do Sul, é o terceiro maior do estado quando o assunto é cirurgia pelo Sistema Único de Saúde – nas especialidades de cirurgia geral, ortopédica, ginecológica, cirurgias de otorrino, urológicas e vascular.
De acordo com o diretor da instituição, Leandro Fernandes, a cada dia, o hospital vem se destacando não só pelos números, mas especialmente pelo serviço prestado. “Nós atendemos diversos municípios da região e nas visitas que realizamos, ouvimos apenas elogios. Trabalhamos cada dia mais para prestar um atendimento de qualidade e continuarmos sendo uma referência em todo o estado”, salienta.
Quartos solidários
Há pouco mais de um ano, quando o Instituto Maria Schmitt assumiu a gestão do Hospital Santo Antônio, em Timbé do Sul, encontrou uma estrutura precária, com várias necessidades de melhorias. “Diante do que encontramos, idealizamos um projeto em que a comunidade nos ajudaria a reformar os quartos, assim nasceu a ação Adote um Quarto”, explica.
Por meio do projeto, empresas e pessoas físicas colaboram com a doação de recursos ou equipamentos para a revitalização dos quartos – desde a parte estrutural, até em móveis e roupas de cama. “Nós entendemos que quando uma pessoa está internada, ela está em vulnerabilidade e precisa da melhor estrutura possível. Esta iniciativa junto a empresas e pessoas da nossa região tem dado muito certo”, afirma.
Hoje, dos 40 leitos, apenas um ainda não foi revitalizado. Todos os demais estão pintados, com pisos novos, cama para o paciente, cama auxiliar, frigobar, televisão e ar condicionado, além do banheiro. “Nós buscamos, sempre, trabalhar em parceria com a comunidade e a população tem nos ajudado muito. Agora também estamos desenvolvendo o projeto Troco Solidário, pelo qual os comerciantes arrecadam doações para o hospital”, destaca.
Segundo Leandro, até o final do ano, toda a ala deve ser oficialmente inaugurada. “Nosso próximo passo será a reforma do posto de enfermagem e da sala de plantão médico. A expectativa é de que estas melhorias sejam feitas até o final do ano, para daí sim, a ala ser oficialmente inaugurada”, acrescenta.
Gerador
Outra conquista recente no HSA/IMAS é a implantação de um gerador – que já está na sede da Cersul, e a entrega deve ser realizada, provavelmente, na próxima semana. “Isto é muito importante para nós porque hoje, como realizamos mais de 200 cirurgias por mês, precisamos de uma estrutura que comporte isso. Não podemos correr o risco de ficar sem energia no meio de um destes procedimentos, por exemplo. Nós temos baterias para emergências, mas elas não são suficientes para suprir a nossa realidade. Sentimos a necessidade deste gerador, solicitamos à Cersul e fomos atendidos. Somos muito gratos aos empresários, à comunidade, que estão próximos do nosso hospital, nos ajudando a fazer uma boa administração”, ressalta.
Primeiras mudanças
O Instituto Maria Schimitt está na administração do Hospital Santo Antônio desde março de 2017, inicialmente apenas com o corpo clínico e posteriormente, com toda a administração. “O nosso hospital tem uma estrutura antiga, então buscamos ter como diferencial a qualidade de no atendimento. Temos uma equipe médica de alto padrão, com especialidades de extrema importância para toda a região – tanto que atendemos as regiões da Amesc, Amrec e Amurel”, afirma.
Fotos: David Cardoso
Fonte: W3 Revista
Hospital de Timbé do Sul é referência no atendimento pelo SUS
413