Para que a saúde de Dom Pedro de Alcântara obtivesse uma boa pontuação junto ao PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica), foi necessário o esforço conjunto de diversas áreas. Vale salientar, por exemplo, o trabalho efetuado pelo NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) junto a unidade de saúde do município (ESF Guilherme Cleo Biasi) e a população local – serviço que reverteu numa boa pontuação para a avaliação da saúde básica do município e, consequentemente, um resultado muito bom junto ao PMAQ.
Entre os itens do NASF que pontuaram bem na avaliação da atenção básica em saúde, estão os grupos e atividades coletivas, ofertas de práticas integrativas e complementares (auricoloterapia) e o trabalho realizado intrinsecamente junto a equipe do ESF Guilherme Cleo Biasi: constam entre estes trabalhos o apoio à equipe do ESF, matriciamento (reunião de discussão de casos), construção do plano terapêutico singular e educação permanente em saúde. “É positiva essa integração, entre equipe ESF e NASF. Assim, podemos construir um cuidado compartilhado e humanizado com foco nas necessidades do usuário, o que aumenta a resolutividade da Atenção Básica”, destaca Josiane Dimer, coordenadora do NASF de Dom Pedro de Alcântara.
Vale salientar que os grupos e ações coletivas do NASF são abertos a toda a comunidade de Dom Pedro de Alcântara. Segue o cronograma das atividades:
Grupos de atividade física:
– Porto Colônia: terças, 8h30
– Centro: quarta, 15h
– Hilário: sexta, 8h30
– Leffas: sexta, 14h30
Auriculoterapia:
Segundas das 15h30 às 19h (Centro – ESF Guilherme Cleo Biasi)
Grupo de Alterações uruginecológicas:
Quartas das 13h30 às 14h15
Grupo “Alimentanto e nutrindo o corpo e a mente”
Quartas das 14h15 às 15h (quinzenal)
Fonte: Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara
Boa atuação do NASF contribuí para bom resultado da atenção básica de saúde em Dom Pedro de Alcântara
193