AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Centro de Recuperação Resgatando Vidas de Araranguá precisa de doações

Centro de Recuperação Resgatando Vidas de Araranguá precisa de doações

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Fundado há mais de 16 anos, o Centro de Recuperação Resgatando Vidas é referência estadual na internação, orientação e recuperação de dependentes químicos. Instalado em uma área locada situada no interior de Araranguá, na comunidade de Sanga do Marco, a entidade mantém funcionamento 24 horas por dia, de domingo a domingo, o que requer muito planejamento e permanente investimento.
O diretor geral, Cleiton Santos, literalmente usa e abusa da criatividade para preservar e tentar ampliar os projetos desenvolvidos. “O Resgatando Vidas não recebe aporte financeiro dos governos municipal, estadual e federal, então todas nossas ações são estrategicamente planejadas. Precisamos dispor de recursos para quitar as despesas de rotina que incluem o consumo de energia elétrica, alimentação, combustível, aluguel do imóvel, material de higiene e limpeza; roupas de cama, mesa e banho, além da manutenção em geral”, explica. Em compensação, entre as receitas da entidade, constam o Troco Solidário, doações de alimentos feitas por mercados, um frigorífico e padarias, mais a contribuição de alguns internos.
A questão é que a despesa é sempre maior do que a arrecadação. “Nestes 16 anos de funcionamento sempre acolhemos os desamparados. Nem poderia ser diferente, pois o nosso lema é resgatar vidas. Na verdade, nem sei dizer com exatidão quantos internos já passaram pela casa. A certeza é que adoro esta missão, tenho muita fé em Deus e irradio de alegria quando oportunizamos a restauração na vida destas pessoas”, revela Cleiton Santos.
 
Como colaborar?
De acordo com o diretor, a maior carência da casa são alimentos. Todos os dias são consumidos, em média, dez quilos de arroz, um quilo de açúcar, dois quilos de feijão e meio kg de café. Neste montante não estão incluídos itens como farinha de milho e trigo, óleo de soja, carne e outros produtos utilizados no acompanhamento da alimentação. “Como mantemos o projeto 24 horas por dia, a demanda alimentar é grande, mesmo que alimentação seja simples, por isso solicito que empresas, empresários e voluntários interessados em colaborar conosco encaminhem suas doações pelo fone: (48) 9954-64585 e pelo WhatsApp: 9995-3743. Toda a contribuição é importante. Vamos buscar as doações, mas também gostamos e convidamos a população para nos visitar aqui na Sanga do Marco. É gratificante expor nossos projetos e conquistar novos parceiros. A intenção é ampliar esta verdadeira corrente do bem”, afirma Cleiton Santos.
 
Rotina e disciplina
No sítio de cinco hectares, os internos do Resgatando Vidas tem acompanhamento de um coordenador, dois monitores, um psicólogo e do próprio diretor geral. A rotina no local requer disciplina, pois à jornada diária começa às 6h e só encerra por volta das 21h. Entre as atividades realizadas estão o cultivo agrícola, pecuária, piscicultura, jardinagem, programa terapêutico, preparação de alimentos, cultos, música, palestras, eventos religiosos, tarefas de manutenção e trabalho externo (por meio de convênio, cinco frequentadores do local exercem atividades em uma granja).
Atualmente, o Centro de Recuperação atende 30 internos. São pessoas de diferentes faixas-etárias, oriundas de diversos municípios. A maioria deles é natural de Araranguá e da Região Extremo Sul Catarinense, mas conforme o diretor do local há também pessoas nascidas em estados como São Paulo e Rio Grande do Sul.   “Existe uma natural rotatividade de pessoas. Desse grupo, dois estão aqui há mais de oito anos. Eles não têm vínculo familiar e consideram o Resgatando Vidas sua casa, sua família”, destaca Cleiton Santos.  Esta situação expõe a qualidade do trabalho e do acolhimento do Centro de Recuperação. Não por acaso, um quadro fixado no refeitório exalta o seguinte capítulo da Bíblia: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça…” (João 12:46).
 
Fonte? W3 Revista / João Carlos Silva

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing