AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Atividade ‘Autor Presente na Escola’ mobiliza mais de 400 alunos de Dom Pedro de Alcântara

Atividade ‘Autor Presente na Escola’ mobiliza mais de 400 alunos de Dom Pedro de Alcântara

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Nos últimos dias 22 e 23 de outubro, ocorreu nas escolas da rede municipal e estadual de Dom Pedro de Alcântara, a atividade ‘Autor Presente na Escola’. Organizada pela Secretaria de Educação do município, a iniciativa trouxe para conversar e realizar atividades lúdicas com os alunos o autor Jorge Luís Martins – patrono da atividade, que destacou-se na literatura com a obra “Meu Nome é Jorge”.

O projeto envolveu mais de 400 alunos de Dom Pedro de Alcântara,  da educação infantil até o ensino médio, que desde agosto vêm trabalhando algumas das obras do autor – como “O Menino da Caixa de Sapatos”, “A Amizade Torce por Todos os Times”, “Transformação”, além do próprio “Meu Nome é Jorge”. Conforme a Secretária Municipal de Educação, Sandra Maria Rocha dos Santos, o objetivo do projeto é incentivar o hábito da leitura e ajudar a despertar o potencial dos estudantes, uma vez que estes estão em processo de formação e descoberta.
De acordo o autor Jorge Luís Martins, que interagiu com os alunos e autografou diversos livros durante os dois dias, foi uma atividade muito gratificante. “Encontrei um pessoal qualificado, um corpo docente que faz a diferença. Podemos ver também as crianças muito afetuosas, os professores presentes (o que faz toda a diferença). Foram dias especiais para mim, e espero ter deixado uma mensagem de transformação e esperança dentro do coração de cada estudante”.
Segundo a professora Josiane Valim Barcelos, da escola Professora Luzia Rodrigues, que falou representando os demais professores envolvidos, “foi muito interessante conhecer a história de vida dele (Jorge Luís Martins), que faz pensar e ajuda a nos fazer refletir sobre as dificuldades do dia-a-dia, juntamente com os nossos alunos”.
 
Diretoras satisfeitas com as atividades
 
A presença do autor Jorge Luís Martins, bem como a iniciativa do projeto, foi bastante celebrada tanto pelos estudantes (de variadas idades) como pelos diretores das instituições da cidade. O diretor José Roberto de Oliveira Jardim, da Escola Estadual de Ensino  Médio D. Pedro de Alcântara, destacou que foi muito legal a presença do escritor para conversar com os alunos. “Principalmente porque, ao ler o livro, os alunos tem uma visão do seu imaginário. E ao ouvir o próprio autor da obra essa visão se modifica, trazendo mais para o concreto, para o dia a dia. Esperamos que esse tipo de parceria continue”, ressaltou José Roberto, parabenizando a Secretaria Municipal Sandra pela iniciativa.
A tarde com o escritor e o projeto ‘Autor Presente na Escola’ foram destacadas, pela diretora Lília K. Borges, como uma experiência cultural maravilhosa para os alunos da E.E.E.F. José Antônio Rolim. “Quando as crianças viram ele chegando já ficaram eufóricas, pois leram e gostaram muito dos livros dele – com destaque para ‘O Menino da caixa de sapatos’ e ‘A amizade torce por todos os times’. Após a palestra todos quiseram autógrafos, pois para eles, com certeza, foi um momento ímpar”.
Já a diretora da escola Professora Luzia Rodrigues, Eliane Evaldt Webber, os livros e a presença do autor “trouxeram alegria, entusiasmo, esperança e muito aprendizado devido a história de superação (do autor Jorge Luís Martins) – que foi de menino de rua a formação universitária e virou escritor”.
Para a diretora da Educação Infantil, Aline Borba Gonçalves Lumertz, o autor foi atencioso e muito carinhoso com os pequenos, fazendo com que os alunos se sentissem a vontade e querendo estar perto e saber mais sobre ele e a história. “O hábito de ouvir e contar histórias está presente em nossa cultura, aproximando-nos do universo da leitura e escrita, ampliando o vocabulário e  estimulando o imaginário.  A escola apresenta-se como principal espaço para o desenvolvimento destas  habilidades através do contato frequente com situações diversas, buscando o prazer  em ouvir e contar histórias, desenvolvendo assim o senso crítico e a autonomia individual e do grupo.  Desta forma, a vinda do autor Jorge em nossas EMEIs proporcionou à comunidade escolar diferentes vivências no hábito da leitura, aproximando e criando um laço de aproximação ainda maior”.
 
Fonte: Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing