AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Secretaria da Saúde reforça alerta contra o mosquito transmissor da dengue

Secretaria da Saúde reforça alerta contra o mosquito transmissor da dengue

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Com o início do verão e o período de férias, a diretoria de Vigilância em Saúde reforça o alerta para a necessidade de conscientização e cuidados especiais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. O município é declarado infestado desde 2014. Em 2018, foram descobertos mais de 200 focos. Os bairros Getúlio Vargas, Guarita, Praia da Cal e Igra são os com maior concentração de focos. Em 2019, só no bairro Getúlio Vargas, já são 13 focos. A prefeitura já fez diversas ações naquele bairro, como bota-fora, panfletagem, palestra na escola Alcino Pedro Rodrigues, carro de som, além das visitas dos agentes de combate as endemias.
O diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, se mostra muito preocupado com esta situação: “Já tomamos diversas medidas no bairro Getúlio Vargas para contenção do mosquito, mas cada vez que voltamos lá para fazer as visitas, os focos continuam aparecendo, apesar de toda orientação que fizemos.” França destaca que as chuvas e o calor formam o ambiente propício para a proliferação do mosquito. Embora o trabalho de combate seja diário, o biólogo afirma que ainda existem pessoas que não estão cientes sobre a importância do controle, desde evitar o acúmulo de lixo até os cuidados com a água do vaso sanitário.
Além de ações educativas para prevenção, a prefeitura realiza medidas mais ostensivas nos imóveis flagrados com o foco do mosquito, com a aplicação de multa de até 2 mil reais. A penalidade é aplicada a quem receber auto de infração e, mesmo assim, após o prazo estabelecido para solucionar o problema, mantiver o pátio com acúmulo de água e condições favoráveis ao aparecimento de criadouros. Lasier afirma que já houve a aplicação da pena, principalmente áreas com piscinas e também com acúmulo de lixo. Ele lembra que se o proprietário não tomar providências, o valor dobra com a reincidência.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing