A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí alerta aos praticantes de esportes náuticos que não é permitido o uso de motos aquáticas no mar em todo o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Essas embarcações, assim como outras, como lanchas e botes, classificados como de “navegação interior”, não são permitidas em mar aberto, caso da
costa gaúcha.
Desde o início do verão, pelo menos quatro condutores de motos aquáticas foram notificados pela Marinha do Brasil na região por estarem navegando no mar. A proibição e a previsão de apreensão contam em normas estabelecidas pela Autoridade Marítima e também está embasada na Lei nº 9.537/97, regulamentada pelo Decreto nº 2.596/98.
O comandante da Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí, Capitão de Corveta Darcy Dalbon, destaca que “a pessoa que sai para este mar aberto, sem ter a embarcação classificada para tal, está expondo a sua vida e a de outros também”.
O Capitão de Corveta também salienta a importância de alertar os moradores e frequentadores da região sobre riscos e medidas de prevenção. “Temos o firme propósito de manter a segurança de navegação, a salvaguarda da vida humana e também a prevenção da poluição hídrica no nosso mar, nos rios e lagoas da nossa área de jurisdição”, concluiu o oficial.
Fonte: Litoral na Rede
Uso de motos aquáticas no mar é proibido no Litoral Norte
150
previous post