AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Guarda-vidas e voluntários limpam as furnas em Torres

Guarda-vidas e voluntários limpam as furnas em Torres

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Fotos: Mar Pedro Abreu – Fotografia


O dia estava amanhecendo quando um grupo de surfistas voluntários em parceria com a equipe de guarda-vidas de Torres iniciava uma ação especial para proteger o meio ambiente. O destino eram as grutas do Morro das Furnas, no município. Mesmo sendo locais de difícil acesso, esses recantos da natureza se transformam em depósitos de lixo.
Na quinta-feira (31), a missão do grupo de voluntários era retirar das furnas os resíduos, jogados no mar ou deixados nas praias, que são trazidos para as aberturas do morro pelas correntes marinhas.
Eles recolheram aproximadamente 50 quilos de lixo. Os materiais mais encontrados foram pedaços de isopor, seguidos de garrafas plásticas e resíduos de pesca. Objetos inusitados também estavam no local como mais de 10 chinelos e até uma luz de emergência. O coordenador do projeto “Praia Limpa Torres”, Alexis Sanson, destaca que “o objetivo é sensibilizar a todos do enorme impacto que o lixo marinho faz neste verdadeiro santuário da natureza”.
Desde 2014, a Companhia dos Guarda-Vidas de Torres apoia a atividade dos voluntários. O comandante, major Deoclides da Silva Rosa, considera que é “uma ação de extrema importância se quisermos deixar um legado
para as futuras gerações”. Ele ainda questiona: “Se não cuidarmos das nossas praias, da natureza, como estarão daqui alguns anos?”
O biólogo e surfista Jonas Brocca estava entre os voluntários. Ele avalia que a divulgação de iniciativas como esta pode sensibilizar as pessoas sobre o grave problema do lixo nos oceanos. “Ano após ano tem-se visto um exponencial crescimento na morte de animais relacionados com o plástico e demais resíduos (nos oceanos)”, alertou Jonas.
O mutirão reuniu apenas voluntários e guarda-vidas que conhecem muito bem o local, devido ao elevado risco de acidentes. Acessar as furnas é muito perigoso e a orientação para as pessoas é que não se aventurem e respeitem a sinalização instalada no Morro das Furnas.
 

 
Fonte: Litoral na Rede

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing