A transmissão da dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika ocorre pela picada de mosquito Aedes aegypti. Em Osório, o assunto vem sendo motivo de preocupação dos moradores, devido aos elevados números de focos do inseto encontrado no município. De acordo com a prefeitura do município, o levantamento divulgado nessa semana pela Secretaria Municipal da Saúde, mostra que 95% dos focos estavam em residências. Ao todo, conforme a última atualização, no município foram encontrados 82 focos, em 10 bairros.
A Vigilância Sanitária Ambiental orienta aos moradores para que revisem os pátios e as residências, uma vez que o mosquito procura locais abrigados, sem vento, para fazer a postura, como plantas com água, pneus, resíduos material de construção, potes plásticos escondidos entre as plantas.
Dentro de casa é importante revisar banheiros sem uso. Também é importante que todo recipiente seja escovado e guardado ao abrigo da chuva. As piscinas devem ser movimentadas 2 a 3 vezes por semana. Calhas devem ser desentupidas, caixas d’água cobertas e esgotos vedados.
Fonte: Litoral na Rede
95% dos focos encontrados de Aedes aegypti em Osório estavam em residências
175