AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » 2ª enquete sobre Porto de Torres registra apoio à proposta

2ª enquete sobre Porto de Torres registra apoio à proposta

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A Rádio Maristela realizou uma primeira enquete sobre o Porto de Torres, entre os dias 19 e 26 de dezembro de 2018, quando surgiam as primeiras discussões sobre a proposta de instalação de um Porto Marítimo no município.

A primeira enquete contou com a participação de 240 votos e resultou em 61% dos respondentes A FAVOR da instalação do Porto e 39% dos participantes foram CONTRA a proposta.

Após a realização de audiências públicas nos últimos meses, a emissora promoveu duas entrevistas com posicionamentos diversos sobre a proposta, que ainda não é um projeto oficial e tão pouco conta com resultados de estudos de viabilidade socioambientais, entre outros.

As entrevistas estão disponíveis em:

Entrevista com o prefeito de Torres, Carlos Souzahttps://bit.ly/306IEpu

Entrevista com o promotor do Ministério Público, Márcio Carvalho e o biólogo Roger Macielhttps://bit.ly/2H5TNy5

Uma segunda enquete foi realizada após as entrevistas, entre os dias 8 e 15 de maio de 2019, e com a participação de 3 mil e 100 respondentes, se manteve o apoio à iniciativa por meio de 62% afirmando serem A FAVOR do Porto de Torres. 38% dos pesquisados declararam serem CONTRA a proposta.

Muitos participantes da Enquete também registraram suas opiniões nos cometários do post apresentando preocupação sobre alguns temas. A FAVOR ou CONTRA, a maioria dos participantes concordam sobre a importância da sustentabilidade ambiental, turística e social.

A segunda enquete alcançou 21, 279 mil pessoas, 117 compartilhamentos e 340 comentários registrados na página da Rádio Maristela, que contém atualmente mais de 32 mil seguidores, dois quais destacamos abaixo alguns:

  • Luciano Ronconi: Temos que olhar com bons olhos a ideia de implantação, mas conduzir este projeto com os cuidados e estudos necessários para que se minimize o máximo de impactos sociais e ambientais. Não é SIM ao PORTO a qualquer custo, também não é NÃO ao PORTO como resistência de nem ouvir os estudos. Vagamente hoje pelo visto é só uma ideia nascendo.
  • Diogo Bitencourt: Pelo amor de Deus, MUITO A FAVOR, EXTREMAMENTE A FAVOR!!! E militando para que aconteça!!
    E sim, ganhamos 500% de retorno para a cidade. E o empreendimento construído tem baixo impacto. Recusar por recusar é ter medo do desconhecido, então conhecer primeiro do que se trata é preciso.
    Logo digo, eu conheço os prós e contra da proposta. E meu voto que fosse possível, que fosse os dois portos (o de turismo nos molhes e o de carga com ponte na itapeva), assim ficaria perfeito. Essa discussão parece aquela da altura dos prédios em Torres, que ao fim nos rendeu 20 anos de estagnação na cidade, até que foi resolvido flexibilizar a construção pelo bem da cidade.
  • Sandra Moraes: É um porto comercial e tecnológico, ou seja, só interessa à produtores com interesse em exportação e importação e por ser tecnológico, não vai ser preciso muita gente pra operar. Então terminada a construção desta bosta, ficaremos com um impacto ambiental negativo ao máximo, aumento de prostituição, prostituição infantil, aumento de tráfico e consumo de drogas, aumento na incidência de AIDS e DSTs… Por favor, não precisamos disso.
    Pesquisem em cidades portuárias, por favor, se informem.
  • Jeferson De Sousa Oliveira: O pessoal acha que um senador arrozeiro, amigo dos que poluem o Mampituba com veneno constantemente, está preocupado com o meio ambiente. São políticos. Todos sabem que políticos pensam em si mesmos!! Empregos?? A mão de obra especializada vem de fora. Sobra, estivadores que muitas vezes nem vínculo tem, porque são contratados por empreiteiros. A proposta saiu de Torres? Não, é uma pressão dos empresários da serra. Sinceramente, não estão nenhum pouco preocupado com Torres. É o prefeito? Esse só quer saber de arrecadar. Analisem como está a cidade e vejam o que é feito com a arrecadação.

A Rádio Maristela pretende realizar novas entrevistas e enquete quando lançado o projeto oficial do Porto de Torres.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela