Foi concedida nesta quarta-feira (17) à Prefeitura Municipal de Dom Pedro de Alcântara – pela chefe de Departamento de Gestão Ambiental, Fabiana Dimer, e equipe técnica – a licença de instalação do novo cemitério municipal. Com essa documentação, será possível solicitar a instalação da rede elétrica e de água no local, além de iniciar a limpeza e terraplanagem da área, abertura do acesso principal, e drenagem.
Posteriormente será realizado processo licitatório para instalação dos gavetários, conforme projeto técnico, e requerida a licença de operação para que possam ser realizados os translados dos restos mortais dos corpos do antigo cemitério e novos sepultamentos.
“Esta é mais uma etapa superada pela administração municipal, que está comprometida em resolver os projetos há anos cobrados pelo Ministério Público”, assegurou o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Pinho Machado.
O atual cemitério apresenta problemas de infraestrutura, ambientais, de organização e de segurança – sendo difícil a locomoção dentro dele (em decorrência da falta de espaços para novas sepulturas). Além disso, é um local que alaga em dias de chuva. Por isso houve apontamentos de órgãos ambientais, o que levou o Ministério Público a autuar o município para buscar um novo local
O novo cemitério terá um padrão moderno, construído de acordo com as legislações ambientais e administrativas. O local contará com recursos como água, luz, ossário e gavetários, além de ser organizado em forma de lotes – onde as famílias poderão fazer os jazigos. As capelas terão registros, algo que hoje não há. O projeto da Prefeitura Municipal prevê ainda a construção de uma capela mortuária (espaço para velório) junto ao cemitério, bem como um escritório administrativo (para organização dos arquivos).
Fonte: Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara