O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Mas o chamado “Movimento Antivacina e Fake News”, que consiste em uma espécie de boicote às imunizações oferecidas pelos sistemas de saúde, têm aumentado em todo o mundo.
A Rádio Maristela buscou conhecer a opinião do seu público perguntando em enquete: Você é CONTRA ou A FAVOR da vacinação?
Dos 327 participantes, 97% respondeu que é A FAVOR da vacinação. Porém, 4% do público respondente expressou ser CONTRA vacinas.
Parece ser uma realidade distante da nossa região, porém, conforme o coordenador de imunizações de Torres, Renan Monteiro, em entrevista para a Rádio Maristela, afirmou que o Ministério da Saúde tem atuado com a imunização de cerca de 95% da população, aproximando do resultado da enquete realizada pela emissora.
“A faixa etária que mais se ausenta das campanhas e chamamentos para a vacinação é o adulto. Estima-se, por meio de estudo, que 67% da população adulta não tem carteira de vacinação atualizada, ou não possui conhecimento dos registros de vacina ou nunca foi vacinado”, afirma Renan.
De acordo com o profissional, um dos grandes problemas hoje enfrentado pela Organização Mundial da Saúde são as “Fake News” disseminadas por grupos e indivíduos identificados como “antivacinas”, propagando uma série de desinformações.
Renan, durante a entrevista sugeriu aos ouvintes assistirem um vídeo promocional que esclarece sobre o tema da necessidade e importância das vacinas. Confira abaixo:
Central de Jornalismo – Rádio Maristela