Na 26ª sessão plenária da Câmara Municipal de Torres realizada na última segunda-feira, 2, o presidente da Casa legislativa, o vereador Carlos Jacques, apresentou a decisão tomada em reunião realizada na mesma data, por volta das 14h, referente aos acontecimentos envolvendo os vereadores Ernando Elias da Silveira e Valmir Daitx Alexandre (Pardal), na sessão plenária do dia 26 de agosto.
Na oportunidade os vereadores trocaram ofensas e agressões entre si, levando a Sessão ser suspensa. Em entrevistas concedidas à Rádio Maristela nos dias seguintes ao episódio na Câmara, acusações foram direcionadas não só entre os vereadores, como também ao prefeito Carlos Souza.
De acordo com a decisão da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Torres, a Comissão de Ética irá analisar os fatos e, se entenderem necessário, irão apurar se houve cometimento de falta de ética e/ou de quebra de decoro parlamentar, aplicando as sanções previstas no Código de Ética Parlamentar.
De acordo com o presidente Carlos Jacques, o Código de Ética prevê como sanções para os casos em que vereador/a incidi em conduta incompatível com o decoro parlamentar ou ofensiva à imagem da Câmara de Vereadores as sanções de censura, suspensão do exercício do mandato ou, até mesmo, perda do mandato.
Central de Jornalismo da Rádio Maristela