AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Intensificação da vacinação contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos começa segunda-feira em Torres

Intensificação da vacinação contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos começa segunda-feira em Torres

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Uma nova fase de intensificação da vacinação contra o sarampo será iniciada na segunda-feira (18), em todas as unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Posto Central de Torres. As vacinas estão disponíveis no Posto Central das 8h às 12h e das 13h às 17h. E nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), o horário de vacinação será das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

De acordo com o coordenador de Imunizações da Secretaria da Saúde, Renan Emerim Monteiro, o público-alvo da intensificação é formado por jovens de 20 a 29 anos, não vacinados ou que estão com esquema vacinal incompleto da tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola.

Renan explica que o público de 20 a 29 anos vão ser vacinados conforme a rotina vacinal de cada um. Nessa idade o Ministério da Saúde preconiza que se tenha duas doses da vacina contra o sarampo.

“Se a pessoa não tiver as duas doses preconizadas pelo Ministério da Saúde, ela vai receber uma primeira dose agora e, a segunda, em 30 dias. Já a pessoa que tenha registrado que já possui uma dose ou duas não precisará fazer a intensificação”, orienta coordenador de Imunizações.

Dia D

A Secretaria Municipal da Saúde de Torres informou que vai realizar no próximo dia 30 de novembro, sábado, um novo “Dia D” para a intensificação vacinal. No dia, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades ESFs e Posto Central das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, possibilitando a presença de pessoas que trabalham durante a semana e não puderam procurar as unidades de saúde.

Sarampo

O que é

O sarampo é uma doença infecciosa, extremamente contagiosa, transmitida pela tosse e espirro, e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Como é transmitido

De pessoa a pessoa, através das secreções nasais ao tossir, expirar ou falar. O contágio também se dá por dispersão de gotículas com partículas virais (aerossóis) no ar, em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches e clínicas. O vírus pode permanecer em ambiente fechado por até duas horas depois de a pessoa infectada ter saído do local.

Sintomas

Os sintomas da doença aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus. Incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Além disso, em casos mais graves, pode causar também infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado com exames de laboratório específicos como IgM para Sarampo ou PCR (reação da cadeia de polimerase) para identificar o vírus. Não há tratamento para uma infecção de sarampo que já está estabelecida e é necessário auxílio médico para aliviar os sintomas e acompanhar a evolução do paciente. Normalmente, os sintomas desaparecem em dias ou semanas.

Situação

A doença é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. Porém, em 2017, a vacinação de crianças menores de um ano teve seu menor índice de cobertura em 16 anos no país. A baixa taxa de imunização é um dos motivos de o vírus ter voltado a circular no Brasil.

Prevenção

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenir o sarampo. Duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, pois aproximadamente 15% das crianças vacinadas falham no desenvolvimento de imunidade da primeira dose. A vacina Tetra Viral é indicada para prevenção do sarampo e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 6 meses de idade. Outra opção é a vacina tríplice viral.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela, com informações do Ministério da Saúde

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing