Com o enfoque, “Lei Maria da Penha: a prevenção é o melhor caminho”, o Ministério Público de Torres em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e o Centro de Referência da Mulher Priscila Selau, promove na quarta-feira, 5 de fevereiro, das 9h30 às 12h, no auditório da Promotoria de Justiça, a capacitação dos policiais e oficiais de Justiça sobre a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, batizada de Lei Maria da Penha, em vigor no Brasil desde setembro de 2006.
A capacitação contará como painelista, a promotora de Justiça da Violência Doméstica de Porto Alegre, Dra. Ivana Bataglin, para o debate sobre as medidas protetivas de urgência e outros assuntos relacionados às atribuições das polícias e dos oficiais de justiça.
De acordo com a promotora Dra. Ivana, a efetiva implementação da Lei Maria da Penha depende de ações como essa capacitação que o promotor de Justiça de Torres, Dr. Vinícius de Melo Lima, vem articulando na Comarca de Torres, atuando de forma integrada e articulada com toda a rede de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar, e também com o sistema de justiça que tem por escopo proteger essas mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Eventos como esse que está previsto para o dia 5 de fevereiro são de suma importância para esse fortalecimento, pois a capacitação das polícias, integrando todas as instituições, dividindo e multiplicando saberes, além de ser um dos objetivos das Diretrizes Nacionais de Investigação com Perspectiva de Gênero, faz crescer cada indivíduo, mas também as instituições como um todo. Como diz o filósofo Leonardo Boff, ‘mais importante que saber é nunca perder a capacidade de aprender’”, afirma Dra. Ivana.
A Promotoria de Justiça de Torres e as instituições parceiras nessa atividade aguardam a participação de todos no próximo dia 5 de fevereiro, a partir das 9h30, na Promotoria de Justiça de Torres, situada na Rua Leonardo Truda, 626, Getúlio Vargas.
Serviço
O que? Capacitação dos policiais civis, militares e oficiais de justiça sobre a Lei Maria da Penha
Quando? Quarta-feira, 5 de fevereiro, das 9h30min às 12h
Onde? Auditório da Promotoria de Justiça, na Rua Leonardo Truda, 626, Getúlio Vargas/Torres.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela