AO VIVO
AO VIVO
Home AGRICULTURA Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia realiza formação em Três Cachoeiras

Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia realiza formação em Três Cachoeiras

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Cachoeiras recebe integrantes do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia para formação aos membros das Comissões de Ética do Núcleo, com a participação de representantes dos grupos e associações de agricultura ecológica de Osório a Torres, totalizando 42 grupos de famílias unidas para produzir sem agrotóxicos.

De acordo com o coordenador da Comissão de Ética e agricultor ecológico em Morro Azul – Três Cachoeiras, Marcelo Nunes Vieira, um dos trabalhos da Rede Ecovida de Agroecologia, além de formação, articulação, promoção da agroecologia, é também realizar o “trabalho de certificação” participativa de produção orgânica, seguindo cadastramento junto ao Ministério da Agricultura. “Nesta formação de hoje, estamos participando de uma formação para que a Comissão de Ética do Núcleo esteja ainda mais qualificada para realizar as visitas de verificação de conformidade e os procedimentos para a certificação de orgânicos”, explica Marcelo.

Os membros das Comissões de Ética são responsáveis, junto com as entidades de assessoria técnica, como o Centro Ecológico em Dom Pedro de Alcântara e representantes de consumidores, por fazer as visitas de verificação da conformidade orgânica, ou seja, verificar se as normas da Rede Ecovida estão sendo cumpridas. Em decisão na última reunião plenária, os grupos que não compareceram na formação de hoje, 11, não terão direito à visitas e não receberão a certificação.

Atualmente o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia conta com 300 famílias certificadas e mais cerca de 75 em processo de transição para a certificação de produção orgânica no Litoral Norte.

O evento oferece aos participantes almoço ecológico e cada um leva seu prato, copo, talher, pois o grupo tem não usa descartáveis. O evento tem previsão de término para às 16h30min.

Fotos: Carla Dornelles – Engenheira Florestal

Central de Jornalismo – Rádio Maristela

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing