O carnaval chegou e é preciso estar atento para cair na folia de rua, visto o aumento de movimento na cidade, também pode aumentar os delitos praticados por criminosos que se aproveitam da oportunidade.
Por isso, o delegado da Policia Civil de Torres, Juliano Aguiar de Carvalho, sua equipe e com apoio da Operação Verão, estará procedendo com a operação CarnaTorres. A Operação correrá durante os dias de carnaval, especialmente nos dias do Folia de Rua, sábado e domingo (20 e 22/02), com equipes acompanhando o fluxo de veículos e de pessoas, durante a festa e até mesmo após dela, inclusive na beira-mar, prevenindo e reprimindo crimes que possam a vir acontecer nesse tipo de evento.
“O sucesso da operação CarnaTorres também depende muito da ajuda da comunidade, dos nossos moradores, dos nossos turistas, no sentido que tomem os cuidados necessários para esse tipo de evento”, alerta o delegado.
Segundo o delegado Juliano, a orientação mais importante é manter a descrição para curtir despreocupado. E destaca alguns cuidados:
– Evitar o uso de veículo, especialmente, nesses dias tumultuados. O ideal é usar somente em caso de necessidade, por exemplo, para quem mora longe. Sugere-se usar os serviços de transporte por aplicativo, táxi, a pé, de carona com amigos e familiares. Não trafeguem sob feito de álcool. Se precisar sair de carro, que uma pessoa se encarregue disso sem ingestão de bebida alcoólica;
– Cuidado com os objetos que você vai levar consigo para a rua. O ideal é só levar documento de identificação e a quantidade necessária de dinheiro para a noite;
– Se você estiver com crianças, identifique-as com nome, endereço e telefone de contato, em pulseira ou etiquetas de fácil identificação.
– Cuidado com aglomerações de pessoas, pois muitos furtos são realizados quando grupos de criminosos simulam uma briga, facilitando o furto de carteiras e celulares. E as vítimas não conseguem perceber o furto e não reconhecem os criminosos pelas distração do tumulto;
– Procure guardar seus pertences sempre em frente ao seu corpo ou no campo de visão, em bolso com fechamento (zíper ou botão por exemplo).
– Use seu celular e tire suas selfies no carnaval de rua, mas evite distrações que possam lhe colocar em risco. Observe sempre as imediações.
– Aproveite a festa como quiser, mas estar com amigos é mais seguro e divertido. Não ande sozinho ou sozinha em locais ermos ou mal iluminados.
– Se for vítima de qualquer assédio ou importunação sexual, informe o policial mais próximo e repasse as informações.
– Para denúncias anônimas é disponibilizado o Whatapp 51-98600-1942.
O delegado Juliano acredita ser fundamental que todos participem desse processo de segurança, cuidando de seus filhos, de seus pertences, da sua casa, pois se todos tivermos esses cuidados conseguiremos diminuir muito a chance de ocorrências.
Além das dicas do delegado, a Polícia Civil de Torres estará com plantão reforçado na Delegacia, situada na rua Manoel de Matos Pereira, 138 – Centro, para atendimento de ocorrências e de eventuais casos graves.
“Estaremos com toda a força e com toda a torcida para que esse carnaval seja de paz, de alegria e que nós não precisemos lamentar eventuais ocorridos. E que tenhamos um espírito de paciência, de calma, de tranquilidade e comunique às autoridades qualquer alteração que percebam.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela