AO VIVO
AO VIVO
Home » “Todas por Todas” uniu mulheres rurais em marcha pelo Dia Internacional da Mulher em Torres

“Todas por Todas” uniu mulheres rurais em marcha pelo Dia Internacional da Mulher em Torres

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

8 de março – Dia Internacional da Mulher pode ser erroneamente considerado por muitos como apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativos, ela não foi criada pelo comércio e tem raízes históricas mais profundas, cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com marchas como a que marca a sexta-feira, 06 de março, em Torres.

Mulheres rurais ligadas a Associação Regional Sindical Litoral e a outros movimentos de mulheres no Litoral Norte gaúcho, realizaram uma marcha saindo da frente da Câmara de Vereadores de Torres, seguindo pela Avenida Barão do Rio Branco e Avenida Benjamin Constant na direção do Salão Paroquial, no Centro de Torres, onde ao longo do dia uma programação especial acontece até o final da tarde.

Durante a caminhada, mulheres de todas as idades, também acompanhadas por seus companheiros, com a presença de lideranças políticas de municípios da região, cantavam e narravam desafios ainda a ser superados em pleno 2020.

A agricultora Diana Hahn Justo, de Dom Pedro de Alcântara, em entrevista para a unidade móvel da Rádio Maristela, confirmou que a marcha das mulheres rurais é uma luta por todas as mulheres, não somente as do campo, mas as da cidade também, pois segundo o slogan do evento, “Se o mundo duvida de uma, a gente apoia todas. Todas por Todas”.

“Nossa luta ainda nos dias de hoje não é ser mais que ninguém. Não é ser mais do que os homens. É apenas por respeito, por igualdade de condições de trabalho, por salários sem distinção de gênero, por poder viver, pois cada dia mais mulheres passam por violência. E quando falo de violência não é só a física, mas a psicológica, a moral, a patrimonial. Ainda temos que lutar por isso nos dias de hoje em nossa região”, afirma convicta Diana.

Na programação do Evento, destaque para às 14h com a “Fala Mulher para Mulher” e, às 14h30min, o teatro “Todas por Todas”, no qual mulheres que superam seus próprios receios pessoais realizarão a apresentação enaltecendo a luta por conquistas de direitos e dignidade para as mulheres, estejam onde estiverem, no campo ou na cidade.

Origem histórica

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20 e tem origem no incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens, que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Álbum da marcha “Todas por Todas”, nesta sexta-feira, 6, em Torres:

Central de Jornalismo – Rádio Maristela