No próximo domingo, 12 de abril, Domingo de Páscoa, às 14 horas,festa maior da fé cristã, somos convidados a unirmos-nos aos demais países da América Latina e Caribe, conforme solicitação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), colocando-nos aos pés da Bem-Aventurada Virgem Maria, consagrando o Brasil, rogando-lhe a intercessão para que a pandemia causada pelo coronavírus seja superada.
“Ao contemplar a Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive, fortaleçamos nossa fé, animemos nossa esperança e nos comprometamos com amor solidário, especialmente com aqueles que hoje experimentam enfermidade, dor, pobreza, solidão, temor e inquietude.”
Com esse espírito, ao meio-dia do Domingo de Páscoa (horário de Cidade do México, 14h no horário de Brasília), da Basílica Nacional do México, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) realizará um Ato de consagração da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América, “para pedir-lhe a saúde e o fim da pandemia, colocando-nos sob seu olhar amoroso nestes momentos difíceis, em que Ela pode abrir-nos as portas da esperança”.
12 badaladas pela saúde das pessoas dos 5 continentes
Um comunicado da presidência do CELAM com o apoio dos bispos do México convida todos os países da América Latina e do Caribe a participar deste evento através das plataformas digitais e de outros meios de comunicação.
A nota explica que como sinal de união continental, as catedrais e templos de cada país, dioceses e paróquias tocarão 12 badaladas no começo do Terço Missionário oferecido pela saúde das pessoas dos cinco continentes.
Pastores vejam e ouçam as aflições de nossos povos
Por fim, o CELAM recorda que este momento difícil, causado pela pandemia do Covid-19 que atinge o mundo inteiro, exige dos pastores “ver e ouvir as aflições de nossos povos, gerando esperança e dirigindo o olhar para nossa Mãe do céu”.
Para acompanhar
A Consagração a Nossa Senhora será transmitida, ao vivo, por todas as TVs de inspiração católica, por rádios e pelas redes sociais da CNBB. Na Diocese de Osório será possível acompanhar pela página no Facebook: https://www.facebook.com/dioceseosorio
Fontes: Vatican News e CNBB