AO VIVO
AO VIVO
Home » Eleição Municipal 2020: Sete vereadores de Torres mudam de partidos

Eleição Municipal 2020: Sete vereadores de Torres mudam de partidos

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Nas eleições de 2016, Torres elegeu 13 vereadores, dos quais quatro compunham a maior bancada na Câmara com o MDB, seguido do PP, com três vereadores, e o PDT com dois. Já os demais partidos – Republicano, PT, PTB e Rede –, com um vereador cada.

Neste ano, em vista das eleições municipais, sete vereadores da Câmara Municipal de Torres mudaram de partido durante a janela partidária que se encerrou no último dia 3 de abril. O realinhamento político do parlamento torrense demonstra nitidamente a mudança do cenário político e os grupos que possivelmente irão disputar a reeleição em outubro de 2020.

Dos 13 vereadores, seis permaneceram no mesmo partido: Jeferson de Jesus Santos (PTB), Fabio Rosa (PP), Valdemar Alves Bresolin – Val Cabeleleiro (PP), Mariete da Silveira – Zete (PT), Deomar dos Santos Goulart – De Goulart (PDT) e Valmir Daitx Alexandre – Pardal, que seguirá no Republicano.

Ruptura da bancada

A grande ruptura observada foi na bancada do MDB eleita em 2016, dentre eles os candidatos mais votados no pleito, como por exemplo, os vereadores Carlos Roberto Machado Monteiro – Tubarão, que deixou o MDB e filiou-se ao PDT, e o Gibraltar Pedro Cipriano Vidal – Gimi, saiu do MDB assumindo a legenda do partido do PP.

Os vereadores que mudaram de partido foram: Carlos Roberto Machado Monteiro – Tubarão, que deixou o MDB e foi para o PDT, e se coloca como pré-candidato a prefeito do município durante entrevista na Rádio Maristela 106.1FM; Gibraltar Pedro Cipriano Vidal – Gimi, também saiu do MDB assumindo o partido do PP; Marcos Paulo Klassen desfiliou-se do PMDB e assinou com o PSB; Carlos Alberto da Silva Jacques – Jacques deixou o MDB e ingressou no PP; Gisele Maria Duarte Rodrigues – Gisa saiu do PP para a filiação no PSD, a qual tem sido apresentada como pré-candidata a vice-prefeita em coligação com Carlos Monteiro, agora do PDT; Rogerio Evaldt Jacob – Rogerinho, o qual, a partir de um posicionamento pessoal sobre os servidores públicos, em meados de 2019, foi desfiliado do PDT e assinou com o PP; e, por fim, Ernando Elias da Silveira saiu do REDE e foi comandar o PSL de Torres.

Com as mudanças de partidos, atualmente a composição da Câmara Municipal passa a contar com o PP, partido do atual prefeito de Torres, Carlos Souza, com cinco vereadores compondo a maior bancada na Câmara, seguido pelo PDT que mantém dois vereadores. E os demais partidos – Republicano, PT, PTB, PSB, PSD e PSL –, com um vereador cada.

As convenções partidárias estão previstas para 20 de julho a 5 de agosto de 2020. Porém, ainda em análise sobre a sua realização, visto o aumento dos casos de Covid-19 deixando em alerta ministros e advogados que atuam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação a prazos das eleições municipais.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela