AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Confira dicas para higienização de alimentos para evitar contágio do novo coronavírus

Confira dicas para higienização de alimentos para evitar contágio do novo coronavírus

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Em tempos de coronavírus muitas dúvidas surgem, e quando falamos em transmissão, uma delas é se o vírus pode ser transmitido por meio de alimentos.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar, portanto a transmissão tem ocorrido de pessoa a pessoa, pelo contato próximo de pessoas infectadas ou o contato indireto, aquele por meio de superfícies e objetos contaminados (alimentos que foram expostos à pessoas infectadas ou próximo à elas – espirro, tosse…). É importante salientar que o vírus não se multiplica nos alimentos e nem em superfícies, apenas permanece ali, porém ele pode ficar vários dias dependendo da superfície, da temperatura e da umidade. Entretanto, um ponto positivo é que o vírus pode ser eliminado pela higienização ou desinfecção, por isso é de extrema importância esse cuidado com a higiene.

À ida as compras pode ser um problema frente ao contágio do coronavírus, por isso assim que retornar para casa é fundamental ter alguns cuidados:

• Higienize TODAS as embalagens (embalagens de alimentos, de produtos de limpeza ou higiene) com água e sabão ou solução clorada*.
• Frutas, verduras e legumes devem ser higienizados, podem ser lavados com água e sabão ou higienizados com solução clorada.
• Depois de tudo guardado, limpe e desinfete a mesa ou balcão que usou como apoio e lave as mãos.
• As sacolas reutilizáveis se usadas, devem ser lavadas sempre após o seu uso.

Como fazer a higienização com solução clorada?

  1. Se alimentos: retirar as partes dos alimentos que estão estragadas e danificadas.
  2. Lavar em água corrente a embalagem. Alimentos como vegetais folhosos: lave folha a folha, se frutas e legumes: um a um.
  3. Coloque de molho em uma solução de água clorada (sempre utilizar produtor regularizados e com rótulo! É preciso confirmar antes no rótulo da água sanitária se ela pode ser usada para higienização de alimentos, algumas não tem essa indicação. Se sim, a diluição normalmente é 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água e o tempo geralmente é 10 minutos, mas isso pode mudar devido a concentração ser diferente em algumas marcas, por isso deve-se confirmar também a diluição e o tempo).
  4. Enxague os produtos/alimentos com água corrente, se vegetais folhosos: folha a folha, se frutas e legumes: um a um.
  5. Seque os produtos/alimentos naturalmente ou com utensílios específicos antes de guardar.

Devido as dúvidas dos consumidores, algumas marcas de água sanitária têm orientado a higienização de portas, interruptores, corrimão, capachos, solas de sapato e limpeza de casa, com uma solução feita com 3 colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deve-se aplicar com um pano úmido nos cômodos da casa e superfícies. Mas aqui também vale a regra: siga as orientações da embalagem ou site oficial do produto.

Outra duvida que surge é se podemos utilizar um borrifador com solução clorada para higienização. Como resposta, devemos sempre seguir as informações que constam nos rótulos, incluindo quantidade de diluição e tempo de exposição.

Fonte: Centro Ecológico