Após repercussão de notícia publicada pela Rádio Maristela, ontem, quinta-feira, 23 de abril, sobre os cinco leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Torres completarem um ano e seis meses de espera para a abertura à população, a Central de Jornalismo da emissora procurou a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (CRS), Magda Bartikoski, buscando a informação sobre o trâmite para liberar os leitos tão aguardados pela população.
A coordenadora Magda, prontamente se colocou à disposição para entrevista na Rádio Maristela anunciando uma boa notícia aos torrenses e usuários do Hospital na região. Segunda ela, ainda ontem, 23, esteve em contato com a responsável pela habilitação de leitos de UTI no Estado, Claudia Pertile, do Departamento de Apoio Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), a qual confirmou que na próxima semana o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres terá a autorização para a abertura dos cinco leitos inaugurados em 25 outubro de 2018.
Segundo Magda, quando iniciou a pandemia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do DAHA, realizou um plano de contingência para enfrentar a Covid-19, e dentro desse plano prevê o aumento do número de leitos comuns, de retaguarda, de isolamento e, principalmente, o que mais preocupava a SES era a quantidade de leitos de UTI.
Para o Litoral Norte gaúcho, de acordo com a coordenadora, a quantidade atual de 25 leitos em operação são insuficientes para uma população média, fora da alta temporada, com cerca de 400 mil pessoas.
“Tínhamos em Torres cinco leitos sendo utilizados e cinco leitos prontos para habilitar, faltando detalhes, porém praticamente prontos e com uma estrutura maravilhosa. 10 leitos em Osório que precisou de mais reformas e Tramandaí solicitou a abertura de mais seis leitos na UTI.
Após levantamento da SES, na intenção de aumentar o número de leitos não só para o atendimento de Covid-19, mas para atender a população de forma permanente, foi realizada uma visita técnica no hospital de Torres e a SES liberou os leitos para a habilitação junto ao Ministério da Saúde, que deve no início da próxima semana retornar com a autorização definitiva.
Durante a entrevista no programa Revista Maristela, o apresentador Pe. Leonir Alves, foi enfático ao questionar para quando seria a liberação dos leitos, se para daqui alguns dias, semanas ou meses, por conta da morosidade e burocracia enfrentada no último um ano e seis meses de espera. A coordenadora respondeu que teve a garantia no dia de ontem, 23, com a coordenadora do DAHA, Claudia Pertile, que o hospital de Torres terá a abertura dos seus cinco, passando a contar com 10 no total e de forma permanente, não apenas para atendimento de pacientes com Covid-19. Já o hospital de Tramandaí contará com seis leitos para o atendimento somente durante a pandemia.
Confira a entrevista na íntegra:
Central de Jornalismo – Rádio Maristela
Foto: Arquivo AESC