AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » 18ª Coordenadoria Regional de Saúde confirma abertura dos cinco leitos da UTI de Torres

18ª Coordenadoria Regional de Saúde confirma abertura dos cinco leitos da UTI de Torres

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Após repercussão de notícia publicada pela Rádio Maristela, ontem, quinta-feira, 23 de abril, sobre os cinco leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Torres completarem um ano e seis meses de espera para a abertura à população, a Central de Jornalismo da emissora procurou a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (CRS), Magda Bartikoski, buscando a informação sobre o trâmite para liberar os leitos tão aguardados pela população.

A coordenadora Magda, prontamente se colocou à disposição para entrevista na Rádio Maristela anunciando uma boa notícia aos torrenses e usuários do Hospital na região. Segunda ela, ainda ontem, 23, esteve em contato com a responsável pela habilitação de leitos de UTI no Estado, Claudia Pertile, do Departamento de Apoio Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), a qual confirmou que na próxima semana o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres terá a autorização para a abertura dos cinco leitos inaugurados em 25 outubro de 2018.

Segundo Magda, quando iniciou a pandemia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do DAHA, realizou um plano de contingência para enfrentar a Covid-19, e dentro desse plano prevê o aumento do número de leitos comuns, de retaguarda, de isolamento e, principalmente, o que mais preocupava a SES era a quantidade de leitos de UTI.

Para o Litoral Norte gaúcho, de acordo com a coordenadora, a quantidade atual de 25 leitos em operação são insuficientes para uma população média, fora da alta temporada, com cerca de 400 mil pessoas.

“Tínhamos em Torres cinco leitos sendo utilizados e cinco leitos prontos para habilitar, faltando detalhes, porém praticamente prontos e com uma estrutura maravilhosa. 10 leitos em Osório que precisou de mais reformas e Tramandaí solicitou a abertura de mais seis leitos na UTI.

Após levantamento da SES, na intenção de aumentar o número de leitos não só para o atendimento de Covid-19, mas para atender a população de forma permanente, foi realizada uma visita técnica no hospital de Torres e a SES liberou os leitos para a habilitação junto ao Ministério da Saúde, que deve no início da próxima semana retornar com a autorização definitiva.

Foto: Rádio Maristela

Durante a entrevista no programa Revista Maristela, o apresentador Pe. Leonir Alves, foi enfático ao questionar para quando seria a liberação dos leitos, se para daqui alguns dias, semanas ou meses, por conta da morosidade e burocracia enfrentada no último um ano e seis meses de espera. A coordenadora respondeu que teve a garantia no dia de ontem, 23, com a coordenadora do DAHA, Claudia Pertile, que o hospital de Torres terá a abertura dos seus cinco, passando a contar com 10 no total e de forma permanente, não apenas para atendimento de pacientes com Covid-19. Já o hospital de Tramandaí contará com seis leitos para o atendimento somente durante a pandemia.

Confira a entrevista na íntegra:

https://www.facebook.com/radiomaristela/videos/695157914576846/

Central de Jornalismo – Rádio Maristela

Foto: Arquivo AESC