AO VIVO
AO VIVO
Home » Plataforma ajuda a encontrar Comida de Verdade durante pandemia

Plataforma ajuda a encontrar Comida de Verdade durante pandemia

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Para ajudar os consumidores a encontrar iniciativas que comercializam alimentos saudáveis e sustentáveis e apoiar os pequenos produtores durante a pandemia do Covid-19, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) criou a plataforma da Comida de Verdade

A ferramenta funciona dentro do site do Mapa de Feiras Orgânicas do Instituto, que existe desde 2015. Contudo, durante a pandemia, a população pode encontrar não só lugares que estão comercializando alimentos orgânicos e agroecológicos, como também iniciativas da agricultura familiar e de pequenos produtores. 

O objetivo da ação é também apoiar as economias locais, em todas as regiões do Brasil, e estimular a compra de alimentos direto de quem produz.

Torres

No Litoral Norte gaúcho, o núcleo Litoral Norte Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia integra cerca de 350 famílias que vivem de agricultura orgânica, organizadas em 44 grupos, além de duas ONGs e três cooperativas. A Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres – EcoEcotorres e a Feira Ecológica Lagoa do Violão estão disponíveis no Mapa de Feiras Orgânicas.

Ao acessá-lo, o usuário pode fazer a busca por região, estado ou cidade. Os resultados mostram os nomes dos estabelecimentos, o horário de funcionamento, os tipos de alimentos vendidos, além de informações sobre entrega em casa ou em pontos fixos. 

Outra característica da plataforma é que os produtores podem fazer novos cadastros. Basta acessar este formulário e completar as informações. Após o envio do cadastro, o Idec faz uma análise breve e já deixa a iniciativa visível.  Até o momento, já são mais de 200 iniciativas cadastradas, contemplando todas as regiões do Brasil.

Foi pauta na Rádio Maristela

Na manhã de terça-feira, 28 de abril, o membro da coordenação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Alan Tygel, concedeu entrevista por telefone no programa Revista Maristela, falando sobre a problemática do uso de agrotóxicos perigosos na produção de alimentos e destacou a importância da comida sem veneno, produzida pela agricultura ecológica. Também falou sobre a iniciativa do Mapa de Feiras Orgânicas. Confira a entrevista na íntegra:

https://www.facebook.com/radiomaristela/videos/2895676400486663/

>> A plataforma da Comida de Verdade é feita de forma colaborativa e com o apoio de diversas organizações parceiras, como ABA (Associação Brasileira de Agroecologia), Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável, ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), CEPAGRO (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo), Conexsus, Consea-RS (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul), Frutas Nativas Rio Grande do Sul, Gepad Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, GIZ Mercados Verdes e Consumo sustentável, IBO (Instituto Brasil Orgânico), Lacaf (Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar) e  Rede de Agroecologia Ecovida.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela, com informações do IDEC.

Foto: IDEC / Divulgação Estação Orgânica Piçarras