Usina mais recente foi ativada no início do mês. No total, nove serão construídas.
Em avanço por uma gestão sustentável nas estradas do nosso Estado, a CCR ViaSul segue implementando usinas fotovoltaicas nos trechos da concessão. Estas fontes alternativas já estão contribuindo para gerar de forma mais eficiente em duas rodovias: a BR-101 e a BR-290, a Freeway.
No dia 06 de maio, foi ativada a usina próxima à praça de pedágio em Santo Antônio da Patrulha, na BR-290. Esta se junta ao conjunto de paineis solares que já estavam em funcionamento próximos ao pedágio da praça de Três Cachoeiras, na BR-101. Além destas, serão também implementadas usinas nos trechos de Lajeado e Victor Graeff na BR-386, além de Gravataí, Glorinha e Porto Alegre na Freeway, e em Canoas, na BR-448. Ao todo, serão nove instalações. Apenas duas, em Lajeado e Canoas, ainda estão em fase de construção física, com as demais ou ativadas, ou em período de trâmites necessários para a ativação.
Funcionamento
A energia produzida pelas usinas será transferida à rede das concessionárias de energia elétrica, complementando o consumo de iluminação da rodovia que passa a ser de responsabilidade da CCR. As estimativas de repasse e economia gerada variam de acordo com cada contrato efetuado com as companhias. A iniciativa, que não é uma obrigação contratual, integra o programa de inovação promovido pelo Grupo CCR para utilização de energia renovável. Essas usinas transformam luz solar em eletricidade, proporcionando menor risco de interrupção no fornecimento, além dos benefícios ao meio ambiente por se tratarem de uma fonte de energia limpa e sustentável.
Fonte: CCR Via Sul