Conforme o último Boletim Epidemiológico com dados de 19 dos 23 municípios do Litoral Norte divulgado ontem, 4 de junho, às 22h20min, demonstra em gráfico que os casos ativos de Covid-19 têm mantido crescimento na região.
Desde o primeiro registro em 07 de abril, 5 casos ativos, número que resulta do total de confirmados subtraídos os recuperados e óbitos, o índice tem oscilado, porém, de maneira geral, o numero segue em uma crescente registrando ontem (4), 81 casos ativos de Covid-19 (Gráfico 1). Já os números de casos ativos no Estado, em gráfico divulgado pelo Governo do RS (Gráfico 2) demonstra que estão em queda, representando um alerta para o Litoral.
Em 4 de junho, no Litoral Norte, região 04 05, no modelo de distanciamento controlado do Governo, que atualmente está com bandeira laranja, o total de pessoas contaminadas são de 245, das quais 156 estão recuperadas, 8 óbitos registrados e casos ativos em recuperação domiciliar são 76 e 5 em internação hospitalar. Os casos suspeitos aguardando resultado de exames são 270, dos quais 3 estão em tratamento hospitalar.
De acordo com a coordenadora regional de Saúde, Magda Bartikoski, a região do Litoral Norte tem sido monitorada em sub-regiões: Belas Praias, composta por Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá e Bons Ventos, por Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Imbé, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares e Tramandaí.
No gráfico com comparativo das incidências por 100 mil habitantes, a região Belas Praias, da qual pertence Torres, se aproxima numa crescente da média de incidência de casos do Estado do RS.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela