Em reunião no final da tarde de ontem, domingo, 21 de junho, os prefeitos dos municípios do Litoral Norte decidiram por contestar a classificação de bandeira vermelha para a região, a qual passaria a vigorar a partir de amanhã, terça-feira, 23.
De acordo com o presidente da Associação do Municípios da região (Amlinorte), o prefeito de Imbé, Pierre Emerim, em entrevista por telefone para a Rádio Maristela, nesta segunda-feira, 22, informou que o Governo do Estado está analisando o caso do Litoral Norte e demais regiões do Estado e deve anunciar em definitivo se manterá a bandeira vermelha ou se retornará à laranja no início da tarde de hoje, 22.
Segundo o presidente da Amlinorte, uma das falhas na classificação é considerar a população da região em 400 mil habitantes, dados do censo de 2010, quando o número pode chegar a 600 mil. Outro dado inconsistente apontado pelos prefeitos é o fato do Governo do Estado não considerar a cidade de origem de alguns casos de falecimento, pois pacientes de outras regiões do Estado têm sido internados no Litoral Norte.
Além disso, tem sido questionado pelos municípios os baixos investimentos no litoral Norte em relação as demais regiões do Estado. Pierre afirmou que a Amlinorte ingressará com ação judicial contra o Estado do Rio Grande do Sul na busca de contratação de mais leitos de UTI nas entidades hospitalares públicas e privadas do Litoral Norte.
Entrevista
Além do presidente da Amlinorte, também o prefeito de Torres, Carlos Souza, a procuradora Jurídica do Município, Pamela Souza, e o Secretário municipal da Saúde, Claudio Paranhos, estiveram em entrevista comentando a classificação de bandeira vermelha e as consequências para o município se confirmado pelo Governo nesta segunda-feira. Acompanhe a entrevista:
Central de Jornalismo – Rádio Maristela