A formação de um tipo de ciclone considerado raro vai marcar as condições do tempo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo desta terça-feira, 30 de junho, e da quarta-feira, 1º de julho.
A MetSul Meteorologia afirma que o sistema está no estágio inicial e vai provocar impactos nas regiões Sul e Sudeste do País, com chuva intensa, tempestades isoladas e vento forte.
Nesta terça-feira, a área de baixa pressão traz chuva volumosa entre o Centro e o Norte do Rio Grande do Sul. São esperados acumulados de até 150 milímetros ao longo do dia, inclusive para o Vale do Rio Pardo, com elevado risco de alagamentos. Temporais isolados com vento e granizo já foram registrados em alguns municípios.
No fim do dia, o vento se intensifica com o início do ingresso de uma massa de ar polar. Na quarta-feira, o vento será mais intenso junto ao Litoral, quando pode atingir até 120 quilômetros por hora.
A MetSul alerta que podem ocorrer danos como queda de árvores, destelhamento de casas e colapso de estruturas. A sensação de frio também marcará o dia. Há uma pequena chance de neve nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense.
Para o Litoral gaúcho, a tendência é de ressaca e elevação forte da maré. A partir de quinta-feira, 2, o ciclone começa a diminuir os efeitos sobre o Rio Grande do Sul mas o frio ganha intensidade.
Fonte: METSul