O novo ciclone extratropical, previsto para atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite de ontem, terça-feira, 7, e durante o dia de hoje, quarta-feira, 8 de julho, já provoca grandes alagamentos e danifica propriedades, especialmente na região de Praia Grande, São João do Sul e Timbé do Sul, onde estava previsto chegar a chover 100mm somente na terça-feira.
Conforme a estação meteorológica de Criciúma, “o ciclone que está afetando a região é mais preocupante pela chuva intensa do que pelo vento propriamente dito.”. Em Praia Grande, no Sul catarinense, o Corpo de Bombeiros Militar de Passo de Torres iniciou ainda na madrugada de hoje, 8, resgates de famílias por meio de botes.
Em entrevista para a Rádio Maristela, o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, afirmou que o bairro mais afetado está localizado na entrada da cidade, Primeiro de Maio, onde muitas famílias perderam todos os seus pertences.
Segundo o prefeito, o município foi fortemente afetado tanto pelo ciclone bomba da semana passada, como agora pelo novo ciclone que trouxe muita chuva que arrasa a agricultura, propriedades inteiras e empresas. Outro município na região Sul catarinense muito afetado foi Timbé do Sul.
O Corpo de Bombeiro Militar (COBOM) realiza desde a madrugada desta quarta-feira, 8, resgates de pessoas ilhadas, especialmente na comunidade próxima do Rio Amola Faca que encheu repentinamente.
Colabore com os desabrigados da região, fazendo contato com as prefeituras municipais:
Praia Grande: (48) 3532-0132
Timbé do Sul: (48) 3536-1133
São João do Sul: (48) 3539-0113
Fotos: CBMSC
Central de Jornalismo – Rádio Maristela