A Portaria Conjunta n° 27 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada nesta quarta-feira (8), adia para 3 de agosto o retorno do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.
De acordo com o gerente da Agência do INSS de Torres, Tiago Adami Siqueira, dos 96 serviços ofertados pelos INSS, 90 deles já eram requeridos de forma não presencial (remota), através do telefone 135, portal meu.inss.gov.br ou app MEU INSS.
A agência do INSS Torres disponibiliza telefone local para plantão de dúvidas. Porém, atenção, somente dúvidas, pois os requerimentos dever ser realizados pelos canais remotos: MEU INSS e 135. O telefone é (51) 3303-6967. O plantão telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O gerente Tiago explica ainda que os documentos, bem como atestados médicos de requerimentos de auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade ou aposentadorias podem ser anexados diretamente no site ou aplicativo MEU INSS.
Agosto: reabertura gradual
A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
O adiamento do retorno gradual e seguro do atendimento presencial para o dia 3 de agosto foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de Agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista (13 de julho).
Essa decisão mostra que os gestores da Previdência Social estão comprometidos com o objetivo de conciliar a segurança sanitária da população e dos servidores com a garantia da proteção social dos segurados e beneficiários.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela, com informações do INSS