O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu adiar, mais uma vez, o retorno gradual do atendimento presencial em suas agências em todo o Brasil, por conta da pandemia do coronavírus. Uma portaria publicada nesta quarta-feira, 29 de julho, postergou a volta para 24 de agosto.

De acordo com o gerente da agência do INSS de Torres, Tiago Adami Siqueira, até  a reabertura, o INSS manterá o atendimento apenas de forma remota, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br), além da central telefônica 135, para evitar aglomerações nas agências.

O instituto já havia informado que, no retorno gradual das atividades, “serão priorizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa a dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial”.

O Gerente Tiago lembra também que dos 96 serviços ofertados pelos INSS, 90 deles já eram requeridos de forma não presencial (remota), através do telefone 135, portal meu.inss.gov.br ou app MEU INSS.

Para requerer seu benefício ou serviço basta acessar o site meu.inss.gov.br ou
baixar o app MEU INSS, ou ainda se preferir, utilizar a central de requerimentos pelo telefone 135.

A agência do INSS de Torres disponibilizou um telefone local para plantão de dúvidas. Atenção somente dúvidas, pois os requerimentos dever ser realizados pelos canais remotos: MEU INSS e 135. O telefone é 0xx51 33036967 (é necessário utilizar operadora e o código 51 para completar a ligação). O plantão local telefônico funciona de segunda a sexta-feira de 08 às 14 horas.

Documentos, bem como atestados médicos de requerimentos de auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade ou aposentadorias podem ser anexados diretamente no site ou aplicativo MEU INSS.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela