AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Vigilância Sanitária de Dom Pedro de Alcântara realiza ação de combate ao borrachudo

Vigilância Sanitária de Dom Pedro de Alcântara realiza ação de combate ao borrachudo

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A Secretaria de Saúde de Dom Pedro de Alcântara, por meio da Vigilância Sanitária, realizou na última semana uma força tarefa de combate ao borrachudo. A equipe, formada pelos fiscais Ramon Cândido, Fabio Bernst e Jones Magnus, visitaram os pontos mais propícios de proliferação das larvas do simulídeo em todo o municíoio e aplicaram o BTI – larvicida biológico que combate o inseto.  

Em 15 dias, uma nova aplicação será feita para controlar as larvas. Posteriormente, a aplicação passa a ser realizada uma vez por mês.  

O borrachudo, ao picar, causa reação alérgica na pele, sendo que alguns podem transmitir doenças como a chamada oncocercose (caroços da pele). Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira tiver, melhor. As larvas se alimentam de matéria orgânica, por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo. 

Além da aplicação do larvicida, podem-se tomar outras medidas que ajudam a controlar o borrachudo como, por exemplo, recuperar a mata das margens dos riachos, diminuindo a temperatura do ambiente e mantendo os predadores naturais do inseto.

Não jogar lixo no riacho também ajuda muito no controle dos simulídeos porque, além de pedras e folhas, as larvas gostam de se fixar em sacos plásticos jogados na água. O cultivo de citronela às margens de criadouros também tem sido empregado como controle, pois esta gramínea exala um odor que repele as fêmeas para a ovoposição. 

Fonte: PMDPA

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing