AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Maquiné: Paróquia Santo André Avelino celebra 80 anos

Maquiné: Paróquia Santo André Avelino celebra 80 anos

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Em 1910, é criada uma comissão para erguer uma capela de madeira simples que, além de espaço para celebrar missas e encontros de orações, daria, principalmente, a Maquiné, então Cachoeira, o aspecto de comunidade organizada.

Segundo dados registrados na pedra fundamental, o início da construção da atual igreja se dá no dia 28 de fevereiro de 1929, com a chegada do Padre Athanásio Orth. Mesmo após construída a igreja, a comunidade Santo André Avelino pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Marques do Herval, atual Barra do Ouro. Somente no dia 13 de setembro de 1940, o Arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, era criada a Paróquia Santo André Avelino de Maquiné, tendo como primeiro Pároco o Padre Athanásio Orth.

A escolha do padroeiro Santo André Avelino, segundo registros no Livro Tombo, teria duas hipóteses. A primeira seria por sugestão da parteira Maria Alexandre, a qual doou para a capela a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto, homenageando seu marido João André. Outra hipótese é que poderia ter havido influência do primeiro Pároco de Barra do Ouro, originário da Diocese de Avelino na Itália.

Padroeiro

Lancelote Avelino nasceu no ano de 1520, em Castelnuovo, entrou para Ordem dos Teatinos e, em 1558, vestiu o hábito, tomando o nome de André Avelino. Morreu no dia 10 de novembro de 1608, acometido por um ataque quando se aproximava do altar para a celebração da missa. Canonizado pelo Papa Clemente VI, Santo André Avelino é invocado pelos devotos como protetor celestial contra a morte repentina.

Comunidade de comunidades

Atualmente, as comunidades que compõem a Paróquia, são: São José (Linha Pinheiro), Santa Terezinha (Morro Alto) Senhor Bom Jesus (Prainha), Nossa Senhora da Saúde (Solidão), Sagrada Família (Espraiado) São João Batista (Mundo Novo), Nossa Senhora do Carmo (Faxina), Nossa Senhora Aparecida (Ribeirão), São Tiago (Canta Galo), São Francisco (Linha Gonçalves), São Pedro (Prainha Fundos) São Paulo (Linha São Paulo), Nascente São João Batista (Solidão Fundos) e Santo André Avelino (Centro de Maquiné).

Párocos da Paróquia Santo André Avelino

Desde dezembro de 2018 o pároco Pe. Ricardo Justin Jacob exerce seu ministério na Paróquia Santo André Avelino. Na cronologia dos padres que foram párocos em Maquiné, o jovem Pe. Ricardo é o décimo a dedicar-se ao serviço da Igreja e do povo de Maquiné. “Rendemos graças a Deus nestes 80 anos de fé e evangelização, e pedimos a intercessão de Santo André Avelino sobre nossa comunidade paroquial”, intercede Pe. Ricardo.

Cronologia:

1940 – 1957: Pe. Athanásio Orth

1957 – 1965: Pe. Libório Schuster

1965 – 1974: Pe. Rodolfo Tesche

1974 – 1996: Pe. Danilo Ody

1996 – 2000: Pe. Geneu Santos Machado

2000 – 2004: Pe. Edegar Pereira da Rosa

2004 – 2008: Pe. Vilson Shëfer

2008 – 2018: Pe. Jair Peres de Pinho

2018 – 2018: Pe. Tiago de Fraga Gomes

2018 – Atuais dias: Pe. Ricardo Justin Jacoby

Fonte: Diocese de Osório

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing