AO VIVO
AO VIVO
Home AGRICULTURA Resistência à agrotóxico é a única característica do trigo transgênico, diz Vandana Shiva

Resistência à agrotóxico é a única característica do trigo transgênico, diz Vandana Shiva

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Em encontro virtual promovido pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida no Dia Mundial da Alimentação, a cientista indiana Vandana Shiva classificou como falsas as informações sobre o trigo transgênico desenvolvido pela empresa argentina Bioceres. Com base na literatura científica, a fundadora da ONG Navdanya afirmou que a única característica do trigo HB4 é ser resistente ao herbicida glufosinato, da Bayer. “A resiliência à seca, é uma característica multigênica. Todos os genes trabalham em harmonia para criar resistência, para aumentar o rendimento, para resistir à seca”, ressaltou a ativista. Outra mentira, para Vandana Shiva, é quanto à precisão de processos como a engenharia e a edição genética.
 
A cientista alertou também para a alergia ao glúten, provocada pela uniformidade do trigo industrial. “Nosso intestino exige diversidade. Quando um ataque de toxinas ou de moléculas uniformes reage, a alergia ao glúten é o resultado. Mas se você pensar no que esse trigo transgênico vai fazer além daquilo!

Para a cientista, a alergia ao glúten já resulta das modificações para suposto melhoramento do trigo. Com a transgenia, Shiva prevê efeitos ainda piores sobre a saúde humana

Para a coluna da jornalista Gisele Loeblein, o agrônomo da empresa que está trabalhando para liberar o trigo transgênico no Brasil disse que a semente HB4 é mais tolerante à seca, minimiza perdas de produção e se adapta melhor a situações de estresse hídrico. Mas, de acordo com Shiva, essas são mentiras semelhantes aquelas contadas antes da liberação, em 2003, da soja transgênica contrabandeada da Argentina para o Brasil, nos anos anteriores.

Na época, a soja Roundup Ready (RR), resistente ao herbicida glifosato, prometia redução no uso do veneno e maior produtividade. O resultado, 17 anos mais tarde, foi um grande aumento do uso do agrotóxico e resistência das plantas espontâneas que os agricultores querem combater.  O glifosato por sua vez, está relacionado a milhares de casos de câncer, que a Bayer, desde que comprou a empresa Monsanto (que fabricava o herbicida) está tendo que assumir perante a Justiça.

Fonte: Centro Ecológico – Dom Pedro de Alcântara

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing