A engenheira Ambiental, Nanci Walter, que assumirá a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), de 2021 a 2023, sendo a primeira mulher eleita a presidente em 86 anos de história da entidade, está em Torres nesta quarta-feira, 21 de outubro, em visita à Inspetoria que atende a região.
A Inspetoria do Município tem como área de abrangência, além de Torres, os municípios de Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Itati, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara e Mampituba. E faz parte da Zonal Litoral, uma das 11 Zonas do Crea-RS. Também as Inspetorias de Capão da Canoa e Tramandaí fazem parte da Zona Litoral.
De acordo com a presidente Nanci, o objetivo da visita é prestigiar os colegas, funcionários e apoiadores da Inspetoria de Torres e sua jurisdição, fazendo referência também a conquista nas eleições para a nova presidência.
“A nossa vitória foi uma conquista da coletividade e nada mais justo que a presidente eleita para a gestão 2021-2023 venha ao encontro de quem confiou nela, e deu seu voto, não esquecendo que nossa eleição (Sistema Profissional) ainda é pelo modo presencial. E neste ano estamos vivenciando dificuldades de toda ordem por conta da Epidemia COVID-19”, esclarece Nanci.
Respondendo à entrevista para a Central de Jornalismo da Rádio Maristela, a nova presidente foi questionada sobre o que está sendo proposto para a região do Litoral Norte na nova gestão, para a qual a nova presidente afirmou: “No nosso Plano de Trabalho pensamos no Crea-RS como um todo. O Conselho é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia e dos Tecnólogos. Vamos promover a aproximação entre o Crea-RS e as instituições municipais, pondo em prática a agenda positiva das ações da gestão que serão incorporadas institucionalmente.”.
Atuação da Inspetoria de Torres
A Inspetoria Regional de Torres é o Crea-RS na cidade e na área de sua jurisdição e tem como atuação garantir à sociedade que somente profissionais tecnicamente habilitados sejam responsáveis por serviços e/ou obras; Registrar profissionais e empresas da área tecnológica; Fiscalizar o exercício profissional em defesa da comunidade, entre outros serviços.
Nanci ainda revela novidades para a sua gestão como o desenvolvimento de um aplicativo para que, tanto profissionais, quanto a população em geral, possam realizar a fiscalização indireta através de denúncias. O App do Crea-RS deverá ser disponibilizado para Androide e IOS, via Google play e App Store.
“Com este aplicativo, ampliaremos nosso público alvo, não apenas os engenheiros e, sim, a sociedade em geral. Servirá de ferramenta para qualquer cidadão fazer denúncia de obras irregulares. Para os profissionais de engenharia, quando tivermos este App desenvolvido, será ainda mais importante, pois por meio deste acesso os profissionais poderão gerar protocolo, acompanharão os que já estão cadastrados, acessarão documentos, imprimir boletos, visualizar Anotação de Responsabilidade Técnicas (ART) emitidas e futuramente, cadastrarão estas ART’s diretamente das obras”, explica a presidente Nanci.
Contate a Inspetoria em Torres
A Inspetoria encontra-se na Rua Barão do Rio Branco, 243/1102 – Bairro Centro. Em tempos de pandemia, há restrição sobre horário de funcionamento, em função dos decretos estaduais e municipais sobre o distanciamento controlado. Faça contato com a Inspetoria de Torres pelos telefones (51) 36261031 e (51) 36642489. Também pelo e-mail: [email protected]
Existe ainda o Disque Segurança pelo 08005102563 ou pelo [email protected], a sociedade gaúcha pode solicitar uma fiscalização em obras e serviços técnicos de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia que tenham indícios da não participação de profissional e ou empresa habilitados. A solicitação pode ser anônima, mas necessariamente deve ser registrada contendo uma descrição mínima dos fatos, apresentando endereço completo e qual a atividade que levou à suspeita.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela